fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

CIDADES MATO GROSSO POLÊMICAS E CONFUSÕES SAÚDE & BEM ESTAR ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do CRF/MT fala sobre os malefícios causados pelo uso do Narguilé

(Last Updated On: 4 de fevereiro de 2021)

O narguilé se consolida como uma forma de socialização entre jovens de Mato Grosso.

O Ministério da Saúde faz várias campanha no sentido de desmitificar que seu uso é inofensivo.

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso – CRF/MT, por meio de seu presidente, Iberê Ferreira da Silva Junior, alerta os jovens sobre as substâncias tóxicas que o produto contém.

Iberê Ferreira destaca que uma sessão de narguilé corresponde ao efeito de 100 cigarros.

“É um produto altamente tóxico para o organismo. Ele injeta uma concentração maior dessas substâncias nocivas que ficam por mais tempo dentro do corpo”, diz.

Muitos jovens, no entanto, não se intimidam com os riscos. Das pessoas entrevistadas pelo CRF-MT, todas já usaram o narguilé e estavam cientes das ameaças a saúde.

A estudante Alessandra Gomes, 23 anos, disse que desde os 15 anos ela fuma com os amigos.

“Curto narguilé não apenas pela sensação, mas por todo o resto que está envolvido, como por exemplo, estar junto com os amigos, jogar conversa fora, tudo isso fica mais divertido com o equipamento”, conta.

Já o farmacêutico, Helton Ferraz, relata que perdeu um amigo nesta quinta-feira (04.02), por ele ser praticante do narguilé.

“Meu amigo era muito jovem, ele teve a Covid, por conta de ele ser fumante o quadro piorou, ele foi entubado e não resistiu. Eu penso que a maior parte das pessoas que são fumantes sabem dos perigos que correm, já que na própria embalagem da essência está o alerta”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os adeptos do cigarro normalmente terminam de fumar entre cinco e sete minutos, enquanto uma sessão de narguilé dura de 20 a 80 minutos.

Isso corresponde a uma exposição aos componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros. A queima do carvão também favorece a inalação de diversas substâncias cancerígenas, entre elas, o monóxido de carbono, potencializando a agressividade ao organismo.

O jornalista, Gustavo Silveira, 28, faz parte da estatística, ele começou a fumar aos 17 por influência de amigos. Há um mês, decidiu abandonar o tabagismo.

“Eu já não rendia tanto nas atividades físicas como antes e precisei abrir mão da corrida e do futebol por causa da falta de fôlego e do cansaço além do normal. Sei que vai levar um tempo para recuperar a saúde, mas fumaça no meu corpo? Nunca mais”, concluiu.

Para Helton, o governo também deveria proibir o uso de aromatizantes nas essências.

“O sabor torna esse uso mais agradável e atrai mais jovens. Tudo isso, porque o cheiro é mais agradável. Fora que existem leis e proibição de uso para menores de idade que, pelo jeito não estão sendo cumpridas. Já vi até pais dando narguilé para os filhos. Precisa é acabar com esse mito de que o narguilé é mais seguro”.

O Ministério da Saúde informou estar alerta para o uso de narguilés por jovens. “Nós fazemos várias campanhas, justamente sobre os riscos do uso de narguilé. A intenção é desmistificar a ideia de que seu consumo é inofensivo”.

Iberê destaca que o uso de narguilé pode causar doenças respiratórias, coronarianas e alguns tipos de câncer, como o de pulmão, boca, bexiga e leucemia.

“Além disso, pode ser uma forma de levar esses jovens para as drogas mais pesadas”.

Alerta

O tabaco é o único produto comercializado legalmente que mata dois terços dos seus usuários ou diminui significativamente sua expectativa de vida. Ele custa aos cofres públicos do país R$ 59,6 bilhões por ano para tratar doenças da dependência, segundo o Ministério da Saúde.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.261 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook