fbpx
BRASIL EM DESTAQUE FAKE NEWS REDES SOCIAIS ÚLTIMAS NOTÍCIAS WHATSAPP

Foto mostra mãos queimadas após o uso de álcool em gel! Será verdade?

É FALSA a foto e ao áudio que viralizou nos grupos de Whatsapp.
(Last Updated On: 6 de abril de 2020)

Será que a imagem mostrando suas mãos com queimaduras graves são realmente de um acidente causado pelo uso de álcool em gel em contato com o fogo?

É FALSA a “notícia” que viralizou nos grupos de Whatsapp.

A foto começou a se espalhar através de grupos de WhatsApp no final de março de 2020.

Nela podemos duas mãos e braços com ferimentos, no que parece ser um hospital, e o áudio que a acompanha é afirmado que as mãos seriam de uma mulher que passou álcool em gel nas mãos e teve graves queimaduras após chegar perto do fogão!

O áudio também afirma que a mulher teria dado entrada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência – HMUE – onde teria sido tratada.

Será que essa imagem é real?

  • A mulher da foto foi vítima de queimaduras provocadas pelo manuseio do álcool em gel?
  • O fato ocorreu no Brasil?
  • Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, a foto é real! Ou seja, não houve manipulação digital na mesma, mas o caso nada tem a ver com queimaduras causadas por álcool em gel!

Por meio de uma nota, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, no Pará, disse não ter nenhum registro de pacientes que deram entrada com esse perfil e nem casos semelhantes:

Mas e a foto?
Se a foto é real e o caso não ocorreu no citado hospital, qual a origem desse caso?

Uma busca reversa da imagem nos leva a uma checagem feita pelo site India Today, no dia 24 de março de 2020. Na ocasião, publicações espalhadas afirmavam que os braços eram de uma mulher que havia se queimado após usar produtos de limpeza e encostar no fogo.

Perceba que não havia nenhuma menção ao álcool em gel (o texto dizia que havia álcool na composição dos desinfetantes) e/ou ao Coronavírus.

Os investigadores do India Today descobriram que a foto é, de fato, de uma vítima de queimadura. No entanto, a pele do antebraço foi retirada para ser usada como enxertos de pele. Nesse procedimento, a pele é retirada de uma parte são do corpo para ser usada em outro local, no mesmo paciente.

O site de checagens em francês Stop Blabla Cam também ouviu médicos especialistas que confirmaram que as marcas nos braços mostradas na fotografia são resultado de procedimentos de retirada de pele para enxertia.

Álcool em gel causa queimaduras?
A agência de notícias AFP conversou com especialistas e chegou à conclusão de que o álcool em gel é inflamável, mas que o produto é seguro por ser bastante volátil (além de conter água em sua composição).

Todas as embalagens de álcool em gel vem com o aviso de que o produto é inflamável e que ele deve ser mantido longe de fontes de calor, como podemos ver nesse guia.

O álcool em gel é um produto inflamável, mas o risco de queimaduras é baixo. A OMS recomenda o uso do álcool em gel como uma alternativa à água e sabão na desinfecção em tempos de coronavírus. A água e sabão deve ser a primeira opção para o uso doméstico.

Conclusão
A foto que mostra dois braços feridos não tem a ver com queimaduras causadas por álcool em gel e não é de nenhum acidente ocorrido no Brasil. O risco de queimaduras causadas por álcool em gel é considerado baixo e a OMS recomenda seu uso para desinfecção como uma alternativa para a água e sabão!

O post Foto mostra mãos queimadas após o uso de álcool em gel! Será verdade? apareceu primeiro em E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!.

___________________________________________

AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS 0 111.4K

Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 2.266 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook