fbpx
EM DESTAQUE ESTUDOS CIENTÍFICOS MUNDO ÚLTIMAS NOTÍCIAS URGENTE

A ÚLTIMA ONDA | “Variante Epsilon” do Coronavírus reduz proteção de vacinas e imunidade natural

(Last Updated On: 5 de julho de 2021)

As novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2 são motivo de preocupação para o controle da pandemia, afinal pode ser mais transmissíveis, por exemplo.

Variante Epsilon do Coronavírus ataca em dois pontos cruciais, tanto na defesa natural e artificial

Agora, uma pesquisa norte-americana identificou que a variante Epsilon (B.1.427/B.1.429 ou CAL.20C) — encontrada primeiro no sul da Califórnia — pode reduzir tanto a proteção imunológica de pacientes já infectados quanto a desencadeada pelas vacinas de mRNA (RNA mensageiro).

Publicado na Revista Científica Science, o estudo sobre a eficácia das defesas avaliou a capacidade dos anticorpos neutralizantes produzidos após infecção e após imunização com as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna. Em ambos os casos, foi identificada diminuição no caráter protetor contra o Coronavírus. Até o momento, nenhum caso desta variante foi confirmado no Brasil.

O que a pesquisa descobriu?

A variante Epsilon pode impactar, de forma negativa, a capacidade de ligação dos anticorpos, o que dificulta a neutralização do agente infeccioso. Para avaliar essa atividade, os cientistas testaram os soros de 30 indivíduos vacinados com as duas doses das vacinas de mRNA, sendo 15 de cada imunizante, e os colocaram em contato com uma variante sintética, em laboratório.

O mesmo procedimento foi realizado com amostras daqueles que se recuperaram da doença. Os soros obtidos de pessoas que se recuperaram de Covid-19 após serem infectadas pela cepa original do Coronavírus — aquela encontrada primeiro em Wuhan, na China — demonstraram uma redução de cerca de 5 vezes na neutralização da variante Epsilon.

Agora, as respostas de anticorpos induzidas pela vacinação se saíram um pouco melhores do que os anticorpos neutralizantes gerados pela infecção natural. Neste caso, a redução foi de 2 a 3 vezes. Segundo os autores, essa redução está ligada diretamente à mutação L452R, presente na variante em questão.

VOI ou VOC: como definir a variante Epsilon Coronavírus?

No momento, a Organização Mundial da Saúde – OMS considera a variante Epsilon como de interesse (VOI). De acordo com esse parâmetro, ela deve ser monitorada, mas ainda não representa um perigo significativo. Isso porque carrega mutações já conhecidas ou suspeitas de “melhorarem” o Coronavírus, mas não foi responsável por grandes surtos e nem se espalhou por inúmeros países.

No entanto, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano já a classificou como variante de preocupação (VOC), ou seja, uma preocupação para a saúde pública global.

Os autores do artigo também adotam a mesma nomenclatura após a descoberta.

“Uma nova variante de preocupação (VOC) chamada CAL.20C (B.1.427 / B.1.429), originalmente detectada na Califórnia, carrega mutações de glicoproteína de pico S13I no peptídeo sinal, W152C no domínio N-terminal (NTD) e L452R no domínio de ligação ao receptor (RBD), afirmam.

Para acessar o artigo sobre a variante, publicado na Revista Science: CLIQUE AQUI

Com informações do CanalTech

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.198 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook