fbpx
BABADOS VIPS BRASIL CNJ DIREITO & JUSTIÇA MUNDO JURÍDICO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CNJ vai analisar se houve violação de conduta do juiz Marcelo Bretas em postagem sobre o Caso Neymar

O CNJ não gostou da forma como o juiz se manifestou nas redes sociais sobre o caso.
(Last Updated On: 21 de maio de 2020)

Ao fazer um comentário sobre a postagem do deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ), Marcelo Bretas pode ter cometido violações que implicam na conduta dos magistrados por força de ofício e dever de resguardar a imagem do Poder Judiciário.

O CNJ não gostou da forma como o juiz se manifestou nas redes sociais sobre o caso.

O ministro corregedor do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Humberto Martins, enviou nesta sexta feira (07/06), ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro, um ofício solicitando explicações sobre as declarações postadas em seu Twitter, na última quinta feira (06/06), mencionando de forma “imparcial” a acusação de estupro do jogador Neymar.

No texto, Bretas afirma que a acusação é “preocupante”, e alerta, para a possibilidade do caso ser marcado por uma “fraude”, sem dar maiores esclarecimentos sobre seu comentário.

O Corregedor do CNJ, deu cinco dias para que juiz federal se explicar quanto ao texto divulgado, pois para o Conselho há indícios de que o magistrado tenha violado o Artigo 36 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional, que dispõe sobre o que é ou não vedado aos juízes mencionarem em público ou por meios de comunicação sobre casos em andamento.

Segundo o Artigo 36 – é vedado ao magistrado “manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério”.

Além disso, O CNJ apura se Bretas violou o Provimento 71 do órgão, que prevê, entre outros pontos, que o magistrado deve agir com reserva, cautela e discrição ao publicar seus pontos de vista nos perfis pessoais nas redes sociais, evitando a violação de deveres funcionais e a exposição negativa do Poder Judiciário.

Em outra postagem, feita também na quinta-feira, Bretas disse, ao retuitar uma matéria que discutia a possibilidade de dar explicações sobre a postagem, que não havia violado a conduta da magistratura.

“Fique tranquilo, caro jornalista. Não manifestei opinião sobre o mérito, pois limitei-me a afirmar a importância da apuração e falei genericamente. Além disso, não me referi a processos em curso, pois inexiste processo judicial a respeito”, afirmou.

POSTAGEM QUE LEVOU O CNJ A PEDIR EXPLICAÇÕES:

VEJA ABAIXO OS TEXTOS NO TWITTER:

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 99 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook