fbpx
COVID-19 EM DESTAQUE ESTUDOS CIENTÍFICOS SAÚDE ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por que Tarcísio Meira e outras pessoas estão morrendo mesmo com 2 doses de vacina contra Covid?

(Last Updated On: 12 de agosto de 2021)

CAMPANHAS

 

O ator Tarcísio Meira morreu hoje aos 85 anos. Ele estava desde o dia 6 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência da covid-19.

O estado de saúde do ator Tarcísio Meira inspirava cuidados, já que ele estava intubado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, e passava por “diálise contínua” por problemas nos rins, de acordo com o último boletim divulgado.

A esposa de Tarcísio, Glória Menezes, 86, também foi infectada pelo vírus, mas teve um quadro mais brando da doença e se recupera bem. Ambos haviam se vacinado com as duas doses da vacina contra o novo Corona Vírus em Março na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, onde se isolaram durante a pandemia.

Por que pessoas imunizadas morrem de covid-19?

O caso de Tarcísio Meira não é isolado —embora seja considerado raro. Um estudo da Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia da Universidade de São Paulo – USP e da Universidade Estadual Paulista – Unesp, mostra que pessoas completamente vacinadas representaram somente 3,68% das mortes por Covid-19 que ocorreram no Brasil entre 28 de Fevereiro e 27 de Julho.

Entre os imunizados, os idosos com mais de 70 anos, como Tarcísio Meira, são as principais vítimas, diz a pesquisa: dos 9.878 mortos completamente vacinados, 8.734 tinham mais de 70 anos. Casos assim são esperados, mas (repetimos) pouco comuns. Eles podem acontecer independentemente da marca do imunizante que a pessoa recebeu e não significam que as vacinas não funcionam.

De acordo com o imunologista Gustavo Cabral, colunista de VivaBem, as vacinas disponíveis atualmente no Brasil são seguras e bastante eficazes. No entanto, segundo ele, nenhuma vacina —e não apenas as contra o novo Corona vírus— protege 100%.

“Elas não são um ‘escudo mágico'”, diz o especialista. “As pessoas acham que a vacina é mágica. Ou seja, tomou a vacina, está protegido; não tomou, vai ficar doente. Não é assim que vacinas funcionam”, concorda Natália Pasternak, doutora em microbiologia e presidente do Instituto Questão de Ciência. 

Para explicar como as vacinas funcionam, ela recorre a uma analogia com o futebol. “Uma boa vacina é como se fosse um bom goleiro. E como sabemos que o goleiro é bom? Vamos olhar o histórico dele. A frequência com a qual ele faz defesas. Se ele defende com frequência, ele é um bom goleiro. Isso não quer dizer que ele é invicto, que ele nunca vai tomar gol. Mas, mesmo se tomar gol, ele não deixa de ser um bom goleiro”, diz.

“Mas se o time dele for uma droga, se a defesa do time dele for uma droga, ele vai tomar mais gol, porque vai ter muito mais bolas indo para o gol, então a probabilidade de ele errar aumenta”, acrescenta. “A vacina diminui o seu risco de ficar doente, agora se você estiver numa área onde a defesa do time é ruim, onde o vírus está circulando muito, a probabilidade de você ficar doente aumenta”, avalia.

Imunidade declina ao longo dos anos

No caso das mortes de pessoas que foram imunizadas, Gustavo Cabral afirma que é preciso levar em consideração as características desses indivíduos. Idade, comorbidades e condições médicas específicas podem agravar os quadros da doença mesmo após a imunização completa. 

Entre os idosos, por exemplo, é comum que o sistema imunológico sofra um declínio natural de suas funções com o avançar dos anos —um processo natural chamado de imunossenescência.

Com isso, é possível que o estímulo fornecido pelas vacinas não seja suficiente para gerar uma resposta imune satisfatória contra a doença e os indivíduos desse grupo podem ficar mais suscetíveis às contaminações — embora seja importante reforçar que esses casos não são considerados uma regra.

Daniele Sanches –  Viva Bem, São Paulo

LEIA TAMBÉM:

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.177 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook