fbpx
ALTA FLORESTA EM DESTAQUE MATO GROSSO MEIO AMBIENTE & ECOLOGIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ALTA FLORETA SEM FOGO: Prefeitura e mais 10 entidades iniciam campanha contra às queimadas

(Last Updated On: 13 de julho de 2020)

Bruno Felipe
Da Reportagem

A Prefeitura Municipal de Alta Floresta, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, lançou hoje, segunda-feira dia 13 de julho, a campanha institucional ‘Alta Floresta sem fogo' que traz como tema “Quem limpa com fogo, coloca vidas em riscos”.

A campanha que terminará no dia 17 de julho conta com a parceira de mais de 10 entidades entre o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (COMDEMA),  Instituto Brasileiro  de Meio Ambiente (IBAMA), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado do Estado de  Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),  Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA),  Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Teles Pires – CBH4,  Amazon.Lab, Instituto Centro de Vida (ICV) e  Instituto Floresta e Desenvolvimento.

As entidades reuniram esforços compartilhados para ampla sensibilização, divulgação e mobilização junto a população de Alta Floresta. Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário/MatoGrossoAoVivo, o coordenador de projetos ambientais da Diretoria de Meio Ambiente, José Alesando Rodrigues, disse que todos os parceiros institucionais farão a divulgação da campanha através de suas redes sociais, além dos meios de comunicação, visando a sensibilização da população. A Diretora de Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal  de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Condema, Gercilene Meira, enfatiza que a campanha tem como objetivo reduzir o número das queimadas que ocorrem durante a estiagem como também orientar a população altaflorestense neste momento tão crítico quanto ao uso do fogo para queima, que é crime ambiental tanto na lei Federal nº 9.605/ 98 , quanto na lei municipal nº1789/2009, a ação pode gerar multa, podendo configurar crime sob pena de até quatro anos de detenção. “Todos sofremos com os transtornos provocados pelas queimadas; e em meio a pandemia do coronavírus, a situação requer ainda mais atenção. Não iremos medir esforços para inibir as queimadas e contamos com a sociedade para nos ajudar a combater este crime em nosso município”, disse ela.

O Corpo de Bombeiros Militar, representado pelo Tenente Coronel BM Ranie Pereira Sousa ressaltou a importância da campanha, pois a conscientização dos munícipes é que são a engrenagem para mitigação dos focos de calor. “Nessa crise com Pandemia da Covid-19, nossos esforços deverão ser maiores, pois o excesso de fumaça pode vir a agravar a crise respiratória causada pela Covid-19. Ademais enfatizamos ainda os canais de denúncia, para que pessoas sem consciência possa ser responsabilizadas administrativamente e penalmente por esse crime ambiental. Inclusive cabe aos proprietários dos terrenos urbanos cuidarem e podarem seus imóveis para que não tenham material inflamável e transformar em um incêndio. O Corpo de Bombeiros estará 24 horas a disposição da população e faremos nosso melhor sempre fazemos para atender a população em seus chamados”, disse ele.

Para a reportagem do Jornal O Diário, José Alesando ressaltou que todos os anos a campanha envolve os alunos das escolas públicas, mas este ano, por conta da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação agregará o folder da campanha junto as apostilas impressas e envio digital na sua plataforma direcionadas aos alunos. “O conjunto de várias instituições unificada nessa campanha é o diferencial para a efetividade da sensibilização junto a população, para que tenhamos qualidade de vida nesse período de seca”, ponderou José. Os telefones para Disk denúncias de queimadas e fogo na Diretoria de Meio Ambiente são (66) 3521 7870 e plantão (66) 98422 5894. No Corpo de Bombeiros o telefone é o 193.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 229 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook