Site icon MatoGrossoAoVivo

Até 05 anos de reclusão para quem maltratar cães ou gatos

(Last Updated On: 14 de setembro de 2020)

Bruno Felipe / Com informações Agência Senado

O Senado Federal aprovou na última quarta-feira (09/09), o projeto de lei que aumenta as penas para maus-tratos a cães e gatos (PL 1.095/2019).

O texto foi aprovado na Câmara no final do ano passado e segue agora para a sanção. Pela proposta, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos será punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

Hoje, a pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa — dentro do item que abrange todos os animais. O projeto altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) para criar um item específico para cães e gatos, que são os animais domésticos mais comuns e principais vítimas desse tipo de crime. Em Alta Floresta, membros da Associação Protetora Amamos Animais de Alta Floresta (APAAF) comemoraram nas redes sociais a mudança na lei, pois eles sabem de perto a realidade de muitos animais, principalmente os cães e gatos. A reportagem do Jornal O Diário/MatoGrossoAoVivo acompanhou diversos resgates feito pela Associação, de animais que estavam sob maus-tratos ou em situação de abandono em nosso município.

Na manhã de terça-feira (8), ativistas da causa dos animais fizeram uma manifestação em frente ao Congresso Nacional para defender a aprovação do PL 1.095/2019. Militantes independentes e representantes de entidades ligadas à defesa dos animais estenderam uma faixa cobrando cadeia para quem maltrata cães e gatos. Centenas de imagens de cães e gatos vítimas de violência foram colocadas no gramado, como forma de chamar a atenção para o tema. Cerca de 30 organizações manifestaram apoio ao ato em frente ao Congresso.

Sair da versão mobile