Mundo

“Corrupção também está no Vaticano e é como açúcar”, diz Papa a quenianos

Papa

Em sua primeira visita oficial ao continente africano, iniciada na quarta-feira (25), o papa Francisco deixou hoje o Quênia rumo a Uganda e, antes de viajar, falou a jovens sobre corrupção e exclusão social.

Em celebração realizada no estádio de Nairóbi (capital queniana), Francisco afirmou: “há corrupção também no Vaticano”, pedindo aos jovens que resistam à corrupção em todas as suas formas.

“A corrupção está em todas as instituições, está por todo lugar e também está no Vaticano. Ela é como um açúcar, que é doce e gostoso, mas com o consumo, nos torna diabéticos. Com a corrupção, a nação torna-se diabética. Não tomem gosto. Não aceitem o açúcar que se chama corrupção. Ela rouba a alegria, e as pessoas corruptas não vivem em paz. Ela não é um caminho de vida, mas um caminho de morte”, disse o líder católico.

Um dos últimos compromissos no Quênia foi a visita a favela de Kangemi, uma das regiões mais pobres da capital.

“Irmãos das periferias, não tenho vergonha em dizer que vocês têm um lugar especial na minha vida e nas minhas escolhas. Não fico indiferente a vocês. Como podemos não denunciar as injustiças sofridas?”, disse o pontífice.

Desprovida de serviços de saneamento básico, como a coleta de esgoto, Kangemi tem cerca de 100 mil moradores. Fica em uma área circundada por zonas residenciais e está localizada ao fim de um pequeno vale, perto de outra região de favelas, Kalangware.

Nairóbi tem uma população de 2 milhões de pessoas em áreas em condições semelhantes às de Kangemi.

“A marginalização urbana nasce de feridas provocadas por minorias que concentram poder, riqueza e desperdiçam de maneira egoísta, enquanto uma crescente maioria precisa se refugiar em periferias abandonadas, poluídas e descartadas”, criticou Francisco.

Em um apelo às autoridades, o papa pediu que seja tomada “a estrada da inclusão social” por meio do ensino, esporte e cuidados com as famílias e que se provoque uma “respeitosa integração urbana sem indiferença ou paternalismo”.

O líder católico também fez um pedido especial às pessoas ligadas às religiões. “Faço um apelo a todos os cristãos, em particular aos pastores, para renovar seu apelo missionário, tomar a iniciativa contra tantas injustiças, envolver-se nos problemas dos cidadãos, acompanhá-los em suas lutas, proteger os frutos dos trabalhos coletivos e celebrar junto a cada pequena ou grande vitória”, ressaltou.

Terrorismo entre os jovens

A questão do radicalismo na faixa etária dos mais novos também foi abordada pelo papa Bergoglio, que questionou por que tantas pessoas “cheias de ideais” optam por viver “no radicalismo religioso, se afastando da família e da vida”.

“É uma pergunta que devemos fazer a todas as autoridades. Se um jovem não tem trabalho ou não pode estudar, o que ele pode fazer? Pode roubar, cair na dependência, pode se suicidar ou pode se atrelar a quem mostra uma utilidade na vida, mesmo que isso possa ser uma enganação”, declarou o pontífice.

Para evitar que um jovem “seja recrutado”, disse o papa, é preciso dar educação, trabalho e o direito de sonhar com um futuro. De acordo com Francisco, a tentação causada pelo radicalismo e pelo fundamentalismo está ligada a “um sistema internacional injusto que coloca no centro da economia não as pessoas, mas sim o dinheiro”.

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Anúncios
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

 

SEJA UM "REPÓRTER CIDADÃO"

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 - 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

____________________________________________________

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

CAMPANHA DE COMBATE AO NEPOTISMO EM ALTA FLORESTA

Editorias & Tópicos

“RAPIDINHAS”

  • Ver. Cidão do Boa Nova / AF
    "O Prefeito precisa mostrar pra que ele veio... Quando a "boca esquenta", ai viaja... Tem que fazer que nem nós vereadores que leva "taca" 24 horas, mas dá cara pra levar a "taca""
  • Ver. Elisa Gomes / AF
    "Tenho recebido ligações de mães da área rural dizendo que as crianças estão tendo aulas apenas duas vezes por semana... O que é que está acontecendo".
  • Ver. Dida Pires
    "Pra mim já tá resumido, é incompetência mesmo, e falta de vontade de organizar a máquina... O prefeito deveria pedir licença, tomar vergonha na cara e se afastar..."
  • LUIZ ARAÚJO
    "Alta Floresta é uma Mãe, você bebeu água daqui, não vai mais embora"" - Durante entrevista ao MatoGrossoAoVivo.

PERGUNTINHA DO MÊS:

Na sua opinião de eleitor, está correto os vereadores votarem a favor das contas reprovadas pelo TCE/MT e alegarem que estão fazendo isso por uma "questão política", ainda que essas contas estejam recheadas de indícios de atos de improbidade?

A) - Acho normal
1 Vote
B) - Conivência Total
12 Vote

OPÇÕES 2020

Quais dos 14 nomes abaixo seriam potenciais vencedores nas urnas em 2020? (Refizemos a lista e zeramos os resultados, para uma disputa mais justa).

1) - Oliveira Dias
8 Vote
2) - Maria Izaura
3 Vote
3) - Edinho Paiva
0 Vote
4) - Rose Rampazio
0 Vote
5) - Dr. Charles
1 Vote
6) - Dida Pires
-1 Vote
7) - Dr. Cleber
0 Vote
8) - Marinéia Munhoz
0 Vote
9) - Ademir Bruneto
1 Vote
10) - Rodrigo Arpini
0 Vote
11) - Jairo De Carli
2 Vote
12) - Moisés Prado
0 Vote
13) - Robson Silva
0 Vote
14) - Emerson Machado
-1 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/5/18
09 10 11 38 41 49
Dupla Sena 2
2019/5/18
08 18 21 27 35 47
Quina
2019/5/20
15 40 61 68 78
LotoMania
2019/5/17
06 08 09 25 28 30 37 48 51 57 59 62 63 72 73 81 83 84 90 98
LotoFacil
2019/5/20
01 02 04 06 07 08 09 11 13 14 15 16 18 20 21
TimeMania
2019/5/18
10 36 64 71 75 76 80

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */