Coluna AF - Análise dos Fatos Colunistas

População amarga por licitação mal conduzida na prefeitura de Alta Floresta

Caminhões Pipas

A população de Alta Floresta já não aguenta mais as desculpas e a demora da prefeitura em realizar a licitação das empresas que deverão fornecer o serviço de “Caminhões Pipas”, para amenizar os  problemas causados pelo aumento da poeira durante o período de estiagem que se apresenta na região em pleno inverno amazônico.

Pra piorar

O último pregão presencial realizado pela prefeitura no último dia 20 e prorrogado para o dia 21 (Junho), conforme edital divulgado por meio do Processo Administrativo: 00001007/2017, no valor de R$ 695.040,00, no valor de R$ 90,50, a hora e presidido pela pregoeira oficial do município, Valdeti Aparecida Heizen, foi “suspenso” devido a uma falha nos procedimentos de checagem da equipe de licitação da prefeitura, que não atendeu os quesitos que  o edital determinava.

A empresa que teria ganhado pelo menor preço, no primeiro dia (20/06), apesar de ter sido admitida como vencedora pela pregoeira, após conferência dos documentos, a mesmo deixou de observar que todos os documentos necessários para a habilitação vencedora não estavam de acordo com o edital.

Os demais participantes, que também tinham o direito de checar a documentação, constataram que havia a falta de documentos com as especificações precisas, pois o edital da prefeitura determinava que os caminhões contratados deveriam ter no mínimo 8 caminhões com 180 “cavalos” de potência, e isto não constava na relação de documentos dos veículos da empresa aprovada pela pregoeira, todos estavam abaixo das especificações do edital, além disso falatam os documentos originais dos veículos para fazer a contra prova com as xerox.

O correto seria

que a própria pregoeira, ao perceber que estavam fltando tais documentos que o edital exigia, deveria desabilitar a empresa vencedora e imediatamente ter repassado a licitação para a segunda ou terceira colocada, porém, a mesma disse que teria que acionar a Controladoria Interna da prefeitura para confirmar se a a falta dos documentos desclassificariam a empresa vencedora.

Até as baratas do Banco do Brasil sabem

que o procedimento correto em qualquer processo licitatório seria o prosseguimento do pregão com as empresas que detivessem toda a documentação exigida, mas a pregoeira, apesar de saber que isso só atrasaria ainda mais o trâmite processual insistia na análise e confirmação da empresa “vencedora” por meio da Controladoria Interna, que segundo ela, saberia dizer se a empresa estaria ou não habilitada a ganhar a licitação.

Uma discussão intensa

se travou entre as empresas presentes e a pregoeira, sobre falha na checagem, ainda assim a pregoeira tentou insistia na contratação da empresa irregular, mas, foi severamente questionada e vencida pelos demais concorrentes, que inclusive ameaçaram com a intervenção do Ministério Público caso ela prosseguisse com o acolhimento da proposta da empresa vencedora.

Após a lambança

a pregoeira decidiu suspender o processo e remarcar uma nova data para apresentação de documentos, a qual se dará no próximo dia 03/07, aonde toda população, apesar da demora, ficar´sabendo quem e quando se iniciará o processo de “molhação” das ruas e avenidas não pavimentadas do município, coisa que na opinião deste humilde escriba já deveria fazer parte do plano diretor da prefeitura mesmo antes do início da época seca, mas….

SEGUE ABAIXO O LINK PARA CONFERIR O EDITAL:

EDITAL+-2017+-+CAMINHÃO+PIPA

PARA CONFERIR AS LICITAÇÕES DO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA – CLIQUE AQUI

AUTOR – DANNY BUENO

Comente aqui sobre esta notícia?
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

 

SEJA UM "REPÓRTER CIDADÃO"

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 - 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

____________________________________________________

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

DIVINA PIZZA

ALAMBIQUE

ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back

ROTA 208

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

APOIO “MT AO VIVO” CONTRA OS MAUS TRATOS DE ANIMAIS

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

PERGUNTINHA DO MÊS:

As chuvas fortes provocam cada vez mais alagamentos e transtornos aos moradores e empresas de Alta Floresta.

Devido a falta de investimento no saneamento, você considera que o descaso, abandono e a falta de responsabilidade pelos problemas, nunca solucionados, provocados pela chuva seja de qual setor do poder público?

Qual das alternativas abaixo você escolhe?

A) - Prefeitura
2 Vote
B) - Câmara de vereadores
3 Vote
C)- Deputados estaduais
0 Vote
D) - Deputados federais
0 Vote
E) - Ministério Público
1 Vote
F) - Todas as alternativas
5 Vote

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */