Página Inicial / Mundo Jurídico / Edson Fachin tira de Moro mais um inquérito sobre Lula

Edson Fachin tira de Moro mais um inquérito sobre Lula

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (26/6) que a petição envolvendo o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho Luís Cláudio Lula da Silva sejam remetidas à Justiça Federal, em São Paulo.

Inicialmente, o ministro havia determinado o envio dos autos para a 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba (PR), mas, após agravo regimental apresentado pela defesa de Lula, ele reverteu a decisão por entender não haver conexão com os fatos apurados na Operação Lava Jato.

 

A PET traz depoimentos de Emílio Alves Odebrecht e Alexandrino de Salles Ramos Alencarna acusação de que o grupo apoiaria o filho do ex-presidente na criação de uma liga de futebol americano no Brasil.

Ao apreciar o pedido da defesa, o ministro Fachin salientou não ter constatado, de início, qualquer relação com a Operação Lava Jato e que, embora o Ministério Público Federal tenha feito referência ao processo em curso na Seção Judiciária do Paraná, no momento não se pode falar em conexão a outros fatos apurados em relação aos agravantes.

De acordo com o ministro, como a narrativa é de que os fatos teriam se passado na cidade de São Paulo, na qual foram realizadas as tratativas sobre os apoios recíprocos e que envolviam, de certa forma, o prestígio de Lula junto à Presidência da República, essa circunstância atrai a competência da Justiça Federal (artigo 109, inciso IV, da Constituição Federal). Por este motivo, determinou a remessa das cópias dos termos de depoimento à Seção Judiciária de São Paulo para as providências cabíveis.

Fonte: metropoles.com

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Visita à Capital: Vereadora Cida volta de Brasília com novas aquisições para o município

Compartilhar com WhatsApp Bruno Felipe A vereadora Aparecida Scatambuli Sicuto (PSDB) juntamente com a prefeita …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: