Ciência & Tecnologia Mundo Jurídico Últimas

Tribunal de Justiça do Amazonas revalida decisão que obriga redes sociais a fornecer dados de perfil falso

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) informou que a Segunda Câmara Criminal negou o recurso de uma rede social, interposto contra uma cidadã que conseguiu liminar de 1º grau determinando a apresentação em Juízo de todos os dados do criador de contas com perfis falsos em seu nome, após utilização de sua imagem e dados pessoais que a prejudicaram.

 

 

A decisão foi unânime, conforme o voto da relatora, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura.

No 1º grau, o magistrado determinou que fosse informado endereço do IP (Internet Protocol) e porta lógica de origem (mecanismo técnico que permite o compartilhamento de endereços de IP por mais de um usuário de internet), relatórios detalhados de logs de IP dos acessos efetuados às referidas contas.

O assunto é regulado pela Lei 12.965/2014, que em seu artigo 7º, inciso III, trata da inviolabilidade dos dados, com exceção de ordem judicial quando houver necessidade para fim de instrução probatória no Judiciário, em caso de ato ilícito, para requisitar o teor das comunicações armazenadas, geradas pelo comunicador instantâneo, mensagens, postagens escritas, lista de amigos, grupos de interesse, IP e todos os dados gerados pelo usuário e realizadas por meio da rede social, segundo o Juízo de 1º grau.

No recurso contra a liminar, o agravante argumenta que o fornecimento dos dados não consta no pedido da autora da ação em 1º grau, que não tem obrigação legal de armazenar as informações solicitadas e que atua como provedor de aplicações e não de conexão (e que este seria o responsável pelas “portas lógicas”).

No acórdão, o colegiado firma entendimento de que, ao exigir a identificação das “portas lógicas de origem” o Juízo de 1º grau não excedeu os limites do pedido, mas apenas adotou providência necessária à obtenção do resultado prático pedido pela demandante.

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Apesar da legalidade, você acha correto os vereadores saírem de férias (recesso) de meio de ano, por 30 dias, com a cidade de Alta Floresta praticamente abandonada as moscas com problemas no setor da saúde e de obras, tais como: queimadas, poeira nos bairros, ruas esburacadas, falta de remédios, falta de médicos, semáforos que não funcionam, maquinário quebrado, caminhões quebrados, coleta de lixo deficiente, lixão a céu aberto, perda de verbas estaduais para o município e tantas outras mazelas que assolam a nossa cidade?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: