Notícias do Estado Política em Foco Últimas

Governo de MT fecha acordo com sindicalistas sobre perdas salariais

Depois de muito diálogo entre representantes dos sindicatos de servidores do Estado de Mato Grosso, Fórum Sindical, poder executivo e legislativo, finalmente, nesta quarta-feira (28.06) o imbróglio das perdas salariais dos servidores públicos do Estado de Mato Grosso chegou ao fim com um acordo de reposição das perdas de 2%.

FOTO: CHICO VALDINER | GCOM/MT

O valor será repassado para folha em duas vezes, sendo 1% em outubro de 2018 e 1% em outubro de 2019.

O acordo, conduzido em conjunto pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Adolpho Vieira, secretário de Gestão, Júlio Modesto, secretário de Fazenda, Gustavo Oliveira, e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, além da base aliada na Assembleia, e aprovado pelos representantes dos sindicatos, será ainda debatido com as bases de cada categoria.

No entanto, todos os presentes na reunião sinalizaram que o projeto deve receber o substitutivo com as alterações na próxima semana e que não haverá mais delongas para que ele seja encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso e votado.

O governador Pedro Taques informou ainda que faz questão de ir, junto com o Fórum Sindical, entregar o texto pessoalmente para o presidente da ALMT.

“A importância desse acordo é paz. Aqui não existem vitoriosos ou perdedores, aqui quem ganha é a população”, disse Taques.

Ressaltando ainda as dificuldades para o fechamento da folha de pagamento pelo qual o Estado vem passando e, ainda assim, prossegue cumprindo com os compromissos realizados com os servidores.

O presidente do Fórum Sindical, Edmundo César Leite, elogiou amplamente a forma da condução da pauta. “RGA é assunto superado”, pontou, agradecendo o governador e o deputado Botelho.

“Nós pedimos para o governador começar o diálogo que está culminando com esse acordo hoje. Fechamos essa reunião com entendimento de todos os sindicatos que nós vamos levar para os funcionários, que nós vamos melhorar a qualidade do serviço público prestado pelo Estado de Mato Grosso. Então quem ganha é a população, que terá um serviço melhor ainda”, salientou o presidente do poder legislativo do Estado.

Botelho disse crer que o processo de condução da votação do projeto deve ser tranquila dentro da Assembleia e adiantou ter cerca de 24 votos favoráveis.

“O governo apresentou várias conjunturas para nós durante essas reuniões como a conjuntura econômica e a conjuntura desfavorável no cenário político federal. Vamos levar para nossas bases o entendimento que tivemos hoje aqui e tendência que a gente tem é justamente pela aprovação, por tudo que nos foi apresentado”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e Meio Ambiente, Oscarlino Alves.

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso, Domingos Sávio, falou sobre o benefício mútuo com a decisão.

“O acordo ao qual chegamos é o possível e no geral, a categoria aceitou os termos”, disse.

O presidente do Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo, Paulo Cesar de Souza reiterou a fala do colega, dizendo que o acordo ficou bom para o servidor e para o Estado.

“Chegamos a um bom termo para todos”.

FOTO: CHICO VALDINER | GCOM/MT

FONTE: Josiane Dalmagro | Gcom-MT

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Apesar da legalidade, você acha correto os vereadores saírem de férias (recesso) de meio de ano, por 30 dias, com a cidade de Alta Floresta praticamente abandonada as moscas com problemas no setor da saúde e de obras, tais como: queimadas, poeira nos bairros, ruas esburacadas, falta de remédios, falta de médicos, semáforos que não funcionam, maquinário quebrado, caminhões quebrados, coleta de lixo deficiente, lixão a céu aberto, perda de verbas estaduais para o município e tantas outras mazelas que assolam a nossa cidade?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: