Notícias do Estado Últimas

Morre em Alta Floresta, aos 72 anos, Eliézio Lopes, o fundador da “Pista do Cabeça”

Faleceu no início da noite desta quinta feira (13/07), aos 72 anos, Eliézio Lopes de Carvalho, conhecido popularmente como o “Cabeça”, justamente por que esse foi o apelido dado carinhosamente pelos amigos, que acompanhou por mais de 40 anos desde as suas primeiras investidas na região norte de Mato Grosso.

Cabeça, que era oriundo da Paraíba, foi o fundador de um dos maiores garimpos em atividade durante as décadas de 80 e 90, internacionalmente conhecida “Pista do Cabeça” nas proximidades do município de Alta Floresta, cerca de 150 quilômetros.

 

Segundo informações ainda preliminares, do Hospital Regional de Alta Floresta, onde Eliésio estava internado já há 11 dias, teriam sido encontrado alguns nódulos na região da visícula, que ainda estavam sobre análise para se constatar a possibilidade de um câncer.

Porém, antes mesmo de um resultado conclusivo, o pioneiro, que já vinha passando por um tratamento severo, não resistiu as crises e veio a falecer por volta das 18:30hs.

Eliézio era já em vida uma figura folclórica e lendária que andava pacatamente pelas ruas de Alta Floresta, e era extremamente querido e admirado por milhares de moradores que de uma forma ou de outra sempre o tinham como um partícipe de uma pedaço da história de sua própria vida no município.

Na região ou nos saudosos tempos em que o “Garimpo do Cabeça”, o maior de toda região naquela época, funcionava como uma verdadeira cidade clandestina, com cerca de mais de 20 mil garimpeiros, fora mulheres e crianças, porém, sempre sobre o olhar zeloso e abnegado de seu fundador, que pelo extremo respeito que recebia por parte da população garimpeira, sempre conseguiu manter a ordem nas corrutelas de seu garimpo.

Segundo relatos, e histórias que sempre eram contatadas e recontadas pelo próprio Cabeça, seu garimpo chegou a extrair 66 toneladas de ouro, e a exploração ocorreu entre 82 e 1985.

A área destinada ao garimpo tinha 19 mil hectares e era administrada por Eliezio Lopes de Carvalho, o “Cabeça”, que promoveu 36 shows nacionais para animar as noitadas dos garimpeiros.

Entre os artistas mais famosos que por lá pisaram, ficaram na memória dos personagens desta saga, a cantora Gretchen, Rita Cadilac, Milionário e José rico, Amado Batista, João Mineiro e Marciano, Barreirito e até o inesquecível Rei do Brega, Reginaldo Rossi.

O velório será na Funerária Floresta, localizada na Rua H, Setor H, ainda não se sabe o horário do sepultamento.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook ou Whatsapp!

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Apesar da legalidade, você acha correto os vereadores saírem de férias (recesso) de meio de ano, por 30 dias, com a cidade de Alta Floresta praticamente abandonada as moscas com problemas no setor da saúde e de obras, tais como: queimadas, poeira nos bairros, ruas esburacadas, falta de remédios, falta de médicos, semáforos que não funcionam, maquinário quebrado, caminhões quebrados, coleta de lixo deficiente, lixão a céu aberto, perda de verbas estaduais para o município e tantas outras mazelas que assolam a nossa cidade?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: