Notícias do Estado Policiais Últimas

21 garimpeiros são presos em Aripuanã sob alegação de extração ilegal de metais preciosos

Esta foi a terceira fase da operação “Simbiose”, deflagrada pela Delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), em parceria com a Polícia Militar (PM-MT) e o Sistema Penitenciário.

Vinte e uma pessoas que atuavam na exploração de minérios em uma área de garimpo clandestino, no município de Aripuanã (1.002 km a Noroeste de Cuiabá) foram presas, nesta quarta-feira (19.07).

Esta foi a terceira fase da operação “Simbiose”, deflagrada pela Delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), em parceria com a Polícia Militar (PM-MT) e o Sistema Penitenciário.

 

Os presos foram flagrados explorando a área, localizada a 18 km da cidade, onde aproximadamente 10 alqueires de floresta amazônica foram devastados, sem qualquer avaliação de impacto ambiental. Os garimpeiros reviraram o solo e subsolo a procura de metais preciosos.

Os 21 detidos foram autuados em crimes de associação criminosa, destruição de floresta nativa, extração ilegal de recursos naturais e espulho possessório, todos, conforme a investigação, cometidos em concurso material.

Em razão do somatório das penas ultrapassarem o limite de quatro anos, não foi arbitrada fiança na Delegacia da Polícia Civil para nenhum dos detidos.

De acordo com o delegado Alexandre da Silva Nazareth, o cenário encontrado na área rural se apresentou desolador. “Aproximadamente 10 alqueires da floresta amazônica foram derrubados, sem qualquer avaliação de impacto ambiental, para a prática acentuada da extração ilegal do ouro”, afirmou.

Os garimpeiros foram surpreendidos separando as pedras maiores de dada porção de terra, outros as lançavam nos lavabos grandes de madeira para purificá-las em porções menores, com o uso de motores bombas.

Uma escavadeira hidráulica também foi flagrada revirando o solo e o subsolo e outros garimpeiros batiam a areia em busca de metais preciosos.

No local, os policiais e agentes aprenderam cinco motocicletas, pequena amostra de ouro em pó, balança de precisão e escavadeira hidráulica. Os materiais e equipamentos foram levados para a Delegacia da Polícia Civil.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) será oficiado para autuação administrativa.

FONTE: CENÁRIOMT

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook ou Whatsapp!

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: