Página Inicial / Brasil / Justiça concede mudança de nome à transgênero antes mesmo da cirurgia de “transgenitalização”

Justiça concede mudança de nome à transgênero antes mesmo da cirurgia de “transgenitalização”

Justiça de São Paulo autorizou uma pessoa transgênera a alterar o registro de nascimento para mudar, legalmente, seu nome civil e sexo, mantendo apenas o sobrenome familiar.

A autora do pedido, biologicamente do sexo masculino, disse na ação que não se identifica com o gênero e que, embora não tenha se submetido à cirurgia, desde a infância se considera como do sexo feminino.

 

A sentença é do juiz Fernando Henrique Pinto, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Jacareí (SP), que tomou a decisão mesmo sem que a autora tivesse se submetido à cirurgia de transgenitalização.

A autora do pedido, biologicamente do sexo masculino, disse na ação que não se identifica com o gênero e que, embora não tenha se submetido à cirurgia, desde a infância se considera como do sexo feminino.

Segundo a jovem, além de portar-se como mulher e ter características femininas, ela é conhecida em seu meio social de acordo com sua escolha. Assim, sua identificação civil com nome e sexo masculino estaria causando constrangimentos e ofensas.

O magistrado destacou em sua decisão que as consultas psicológicas pelas quais passou a jovem confirmaram um “transexualismo bem definido”.

O fato, inclusive, teria causando o aparecimento de inúmeros sintomas de transtornos decorrentes da não aceitação social de sua identidade. Por essa razão, decidiu atender ao pedido da jovem para promover a mudança do nome social.

Fonte: metropoles.com

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook ou Whatsapp!

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Presença de abelhas aumenta a produção de soja e pesquisadores da Embrapa e apicultores tentam descobrir o motivo

Compartilhar com WhatsApp Um projeto de pesquisa sobre a plantação de soja envolvendo a polinização …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: