Página Inicial / Brasil / Agentes penitenciários de todo o país devem cruzar os braços

Agentes penitenciários de todo o país devem cruzar os braços

Agentes penitenciários de todo o país devem cruzar os braços na próxima sexta-feira (19/10) e no sábado (20/10), em ato de repúdio à Reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados.

O movimento organizado pela Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) pretende, segundo organizadores, chamar a atenção da sociedade para o descaso do governo federal com os profissionais. 

A retirada dos trabalhadores do sistema prisional da regra de idade mínima para aposentadoria, de 55 anos, deixando apenas as Polícias Civil, Militar e Legislativa, além dos Bombeiros Militares, foi o estopim para a  proposta de paralisação no fim desta semana. O projeto prevê, atualmente, que os agentes tenham direito à aposentadoria com 25 anos de contribuição. A idade mínima, no entanto, seria de 62 para as mulheres e 65 para os homens. 

23 anos no cargo de agente penitênciário, o vice-presidente da Fenaspen e diretor do sindicato estadual (Sindasp) – Adeilton de Souza Rocha, de 44 anos, ressalta que este primeiro movimento busca chegar em um acordo com o governo federal, mas caso os parâmetros atuais permanecam, os profissionais podem deflagrar greve com prazo indeterminado.

“O movimento é nacional pra chamar a atenção da sociedade e protestar junto ao governo. Vamos fazer uma paralisação sim e, se não resolver, entraremos em greve e eles que mandem os policiais militares ou contratem seguranças para guardarem os presídios”, relatou.

De acordo com Adeilton, o trabalho dos agentes penitênciários é uma continuidade das ações das polícias Civil e Militar, que merece mais respeito das autoridades.

“A gente dá seguimento ao trabalho feito pelos policiais, zelando pela segurança nos presídios por mais díficil que seja. A desvalorização da nossa categoria só gera prejuízos à população, pois se entramos em greve, a PM terá de ir aos presídios e aí as ruas irão ficar sem segurança”.

Outra crítica da Fenaspen à proposta de reforma da Previdência é a permanência da Polícia Legislativa nas regras de idade mínima e exclusão dos profissionais do sistema prisional. “Nossa profissão, segundo a Organização Internaciol do Trabalho, é a segunda mais perigosa. Nem polícia corre tanto risco como a gente. Então nós não queremos privilégio em relação às polícias, nós queremos respeito, porque como muitos dizem, quem trabalho no ‘inferno‘ e no ‘calabolso’, com chefes de criminalidade de todo o país, somos nós, e nenhum trabalhador do sistema prisional consegue permanecer no cargo por 49 anos sem sofrer danos ásaúde,” concluiu Adeilton.

O Ministério da Justiça foi procurado pela reportagem do em.com.br e afirmou, em nota, que a gestão dos presídios é feita pelas secretarias estaduais. Portanto, caberá às secretarias acompanhar a movimentação da greve e providenciar esquema de segurança para repor a ausência dos agentes.

 

Fonte :

REPÓRTER CIDADÃO

REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo Whatsapp da redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back


Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e whatsapp

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Deputado entra com pedido de suspensão de pedágios na BR-163

Compartilhar com WhatsApp O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), protocolou nesta quarta-feira (08/11), pedido de …

O que você acha disso???

%d bloggers like this: