Página Inicial / Ciência & Tecnologia / Guia sobre o uso seguro da internet para quem já passou dos 60 anos

Guia sobre o uso seguro da internet para quem já passou dos 60 anos

No começo do mês, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) divulgou um guia sobre o uso seguro da internet para quem já passou dos 60 – embora as orientações valham para todas as idades.

O “#Internet com responsa +60” está disponível para download e sua produção foi motivada pelo crescimento de internautas nessa faixa etária. De acordo com a pesquisa TIC Domicílio 2016, 19% dos brasileiros com 60 anos ou mais são usuários da internet, enquanto em 2012 essa proporção era de apenas 8%. Aqui estão os principais tópicos listados no guia:

Senha: ela não é importante apenas para restringir acessos. Sua finalidade é proteger o usuário durante o uso de um serviço, por isso deve pessoal e intransferível. Ao entregar sua senha a terceiros, você permite que eles tenham acesso às suas mensagens, fotos e demais informações pessoais. Além disso, outra pessoa pode se passar por você nas redes sociais. Evite usar números e letras sequenciais, como 1234 ou abcd. Utilize uma senha diferente para cada conta em vez de uma única senha padrão. Não use como senha seu nome ou o de seus filhos e parentes, nem sua data de nascimento. Crie senhas utilizando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, como $ & # @.

Configuração das contas: a configuração de sua conta assemelha-se à porta de entrada de sua casa, ou seja, se deixá-la aberta ou entregar as chaves de onde mora a qualquer um, estranhos podem espiar e entrar na sua vida (digital) sem pedir licença. Nas redes sociais, tanto nos sites como nos aplicativos instalados no celular, como o WhatsApp, por exemplo, há ferramentas para proteger a privacidade, e é justamente por meio dessas configurações que você conseguirá trancar os portões de sua casa na internet. Isso proibirá que pessoas mal-intencionadas vejam e leiam o que escreve, posta, curte e compartilha, evitando assim que conheçam tudo sobre você e sua família.

Informações: não divulgue seu nome completo, telefone e endereço. Mantenha o mínimo de informações possíveis em seu perfil. Evite publicar sua localização, falar dos eventos de que participa com sua família, mencionar planos de viagem ou informações sobre os períodos em que estará ausente de casa.

Proteção: proteja sempre seu computador e celular com mecanismos de segurança, como antivírus. Não utilize programas piratas, pois a maioria deles já vem infectada com algum tipo de vírus Não instale nenhum programa de origem desconhecida e desconfie de mensagens estranhas recebidas (por e-mail, WhatsApp, Snapchat, Inbox etc.). Mesmo que pareçam de conhecidos e amigos, podem ter vindo de contas falsas ou invadidas. Você também pode buscar orientações sobre como se proteger na rede em um canal de orientação desenvolvido pela Safernet Brasil.

Golpes: instituições financeiras nunca pedem confirmação de senhas e tampouco solicitam dados por e-mail, WhatsApp ou telefone. Se “aquele(a) amigo(a)” que você conheceu na internet começar a desabafar sobre problemas financeiros ou, com um jeitinho muito especial, te pedir algumas informações confidenciais, DESCONFIE! Há golpes praticados por e-mail, por meio de mensagens com títulos como “Você ganhou”, “Fotos de traição”, “Sua conta foi invadida”, “Clique e concorra”, “Veja as fotos do acidente de fulano de tal” e “Clique e tenha acesso ilimitado”. São mensagens que induzem a vítima a fornecer seus dados (bancários ou outros), preenchendo formulários em páginas falsas ou simplesmente liberando o acesso ao dispositivo, clicando em links que permitem a instalação de códigos maliciosos no computador ou celular da vítima. Portanto, evite abrir ou responder. Também é recomendável que você faça logoff toda vez que deixar de usar um site ou aplicativos (seja de bancos, Facebook, Twitter, Instagram etc.). Por exemplo, se está acessando o site do seu banco, não basta simplesmente ir no “X” e fechar a página. Ao terminar de pagar suas contas, precisa clicar no botão “logoff” ou “sair”, ou “encerrar”.

Fonte :

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo Whatsapp da redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e whatsapp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Deputado entra com pedido de suspensão de pedágios na BR-163

Compartilhar com WhatsApp O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), protocolou nesta quarta-feira (08/11), pedido de …

O que você acha disso???

%d bloggers like this: