Página Inicial / Brasil / Google play publica versão falsa de whatsApp e compromete mais de um milhão de usuarios

Google play publica versão falsa de whatsApp e compromete mais de um milhão de usuarios

Os aplicativos falsos chamaram atenção porque eram aparentemente desenvolvidos pela “WhatsApp, Inc.“, o mesmo desenvolvedor que aparece cadastrado para o WhatsApp verdadeiro.

Golpistas conseguiram cadastrar diversos aplicativos falsos do WhatsApp no Google Play, a loja oficial de aplicativos do Google para celulares e tablets com o sistema Android. Um dos aplicativos, chamado “Update WhatsApp” e identificado por um usuário do site “Reddit”, ultrapassou a marca de um milhão de downloads.

Os aplicativos falsos chamaram atenção porque eram aparentemente desenvolvidos pela “WhatsApp, Inc.”, o mesmo desenvolvedor que aparece cadastrado para o WhatsApp verdadeiro. Mas isso se tratava de uma ilusão de ótica: os hackers colocaram espaços fajutos ao lado do nome do desenvolvedor, como se fosse “WhatsApp, Inc. “. Na página do Google Play, a diferença ficava imperceptível, exceto no link quando se clica no nome do desenvolvedor.

O Google Play possui uma série de filtros para impedir que aplicativos maliciosos ou falsos sejam cadastrados na plataforma. Mas, ao contrário do que acontece na App Store, da Apple, que em geral mantém aplicativos clonados e maliciosos fora da loja, muitos apps ilegítimos conseguem passar pelas barreiras do Google.

WhatsApp falso (esquerda) e legítimo (direita) no Google Play. (Fotos: E_x_Lnc/Reddit/Reprodução)

O especialista em segurança Nikolaos Chrysaidos, da fabricante de antivírus Avast, identificou uma série de outros apps falsos usando o mesmo truque para se aproveitar da marca e do nome do WhatsApp.

Os aplicativos falsos foram removidos do Google Play e o blog Segurança Digital não conseguiu localizá-los nesta segunda-feira (06/11).

Outros WhatsApp falsos cadastrados no Google Play. (Foto: Nikolaos Chrysaidos/Twitter/Reprodução)

Segundo o usuário do “Reddit” “dextersgenius”, que fez uma análise do aplicativo, o “Update WhatsApp Messenger”, que teve um milhão de downloads, apenas tentava instalar um outro aplicativo no aparelho e carregar anúncios publicitários. O aplicativo tem um ícone totalmente transparente, o que dificulta sua identificação nas configurações e lista de aplicativos do Android.

Embora a marca de um milhão de downloads para o aplicativo falso seja impressionante, o WhatsApp legítimo já acumula mais de um bilhão de downloads no Google Play.

 Fonte : Segurança Digital

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e whatsApp.

Etiquetas »

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Deputado entra com pedido de suspensão de pedágios na BR-163

Compartilhar com WhatsApp O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), protocolou nesta quarta-feira (08/11), pedido de …

O que você acha disso???

%d bloggers like this: