Congresso Nacional Consumidor

Oferecer mercadoria no lugar do troco pode virar prática abusiva

Oferecer mercadoria no lugar do troco pode virar prática abusiva

Painel Político – Notícias no Whatsapp sobre política, economia, artigos, jurídico, cultura e viagens.

Quem nunca foi ao supermercado e, diante da falta de troco, ouviu do vendedor:

— Pode ser em balinha?

A jornalista Juliana Braga, informa no blog de Lauro Jardim, do jornal O Globo, que se depender do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), a cena pode estar com os dias contados. Lopes apresentou um projeto de lei para incluir a atitude no rol de práticas abusivas do Código de Defesa do Consumidor.

Também ficaria proibido arrendondar o valor para cima para facilitar o troco. Se tiver de cobrar um valor aproximado, só será permitido se for menor.

Segundo o deputado, essa situação só acontece porque as lojas, com base em técnicas de neurolinguística, fracionam o preço para induzir o consumidor a acreditar que ele é mais barato — quando se cobra, por exemplo, R$ 49,99 em vez de R$ 50.

E, argumenta, apesar de o Procon já ter caracterizado essa manobra como venda casada de produtos, poucas pessoas estão cientes desse direito já que não consta na legislação.

O projeto ainda aguarda distribuição para as comissões temáticas da Câmara. Depois de apreciado pelos deputados, precisará também passar pelo Senado.

 

Oferecer mercadoria no lugar do troco pode virar prática abusiva


FONTE: PAINEL POLÍTICO

Tags

Dayana Mendon a

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Apesar da legalidade, você acha correto os vereadores saírem de férias (recesso) de meio de ano, por 30 dias, com a cidade de Alta Floresta praticamente abandonada as moscas com problemas no setor da saúde e de obras, tais como: queimadas, poeira nos bairros, ruas esburacadas, falta de remédios, falta de médicos, semáforos que não funcionam, maquinário quebrado, caminhões quebrados, coleta de lixo deficiente, lixão a céu aberto, perda de verbas estaduais para o município e tantas outras mazelas que assolam a nossa cidade?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: