Página Inicial / Notícias do Estado / Conexão rápida com os EUA coloca Mato Grosso em alerta para tráfico de pessoas

Conexão rápida com os EUA coloca Mato Grosso em alerta para tráfico de pessoas

A conexão entre Cuiabá e Belém (PA), que faz com que os cuiabanos cheguem aos Estados Unidos da América (EUA) em apenas 9 horas, colocou Mato Grosso em alerta para o tráfico de pessoas, seja escravidão ou exploração sexual, trabalho forçado, tráfico de drogas ou outros.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, em setembro de 2017, a Azul Linhas Aéreas operar  os voos. As viagens começaram a ser feitas apenas em dezembro. De acordo com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), essa nova rota colocou o Estado no alvo dos traficantes, que se aproveitam da facilidade de ludibriar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Diante da situação, o aeroporto Marechal Rondon, foi escolhido para uma ação. Os funcionários, incluindo as companhias aéreas, passarão por uma ação de sensibilização. Além disso, o Cetrap também fará uma capacitação com colaboradores, para que possam identificar um possível caso de tráfico de pessoas.

A ação contará com a presença de membros do Comitê – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Agência Brasileira de Inteligência, Casa Civil, Universidade Federal de Mato Grosso, além de representantes do Poder Judiciário.

Casos registrados

Um caso que ganhou bastante destaque na imprensa foi o desaparecimento da jovem de 19 anos, Maria Luisa Lotuffo Levy. Ela que sofria um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, no comportamento, auto-imagem e funcionamento, teria sido vítima de uma suposta quadrilha de tráfico de pessoas.

Marcos Levy, que é pai da menina, relatou no boletim de ocorrências que a filha estaria recebendo diversas mensagens a convidando para ir viajar para outras cidades. Além disto, explica também que recebeu uma mensagem de uma empresa aérea, de uma passagem comprada para o Rio de Janeiro. Ela acabou sendo encontrada, dias depois em um hotel, no município de de Itiquira (a 376 km de Cuiabá)

De acordo com a Secretária do Estado de Segurança Pública (Sesp), somente em 2017,  foram registrados 70 casos de tráfico de pessoas, sendo que 58 vítimas foram utilizadas para fins de trabalho escravo e 12 para exploração sexual ou realização de trabalho doméstico, sem remuneração

Homens e mulheres, de idades diversas, fazem parte do interesse dos agenciadores. A Lei nº 13.344, de outubro de 2016, aponta que o crime de tráfico de pessoas envolve aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa, mediante ameaça, violência e abuso com a finalidade de exploração.

Denúncias

Dois números são disponibilizados para fazer denúncia sobre o tráfico de pessoa, o disque 100 e o 180, ambos gratuitos. O denunciante não precisa se identificar. O crime também pode ser informado nas delegacias da Polícia Judiciária Civil e Polícia Federal e Ministérios Público Federal e Estadual.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Conexão rápida com os EUA coloca Mato Grosso em alerta para tráfico de pessoas
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Pai é morto pelo próprio filho com três golpes de machado ao descansar no sofá

Compartilhar com WhatsApp Um homem de 22 anos, que não teve o nome divulgado, foi …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: