O deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) apresentou um Projeto de Lei  que objetiva destinar parte dos recursos arrecadados por meio de multas de trânsito para custear a saúde no Brasil.

Trata-se do PL 9553/2018. De acordo com Sergio Vidigal, os altos índices de acidentes no trânsito refletem diretamente na rede de saúde pública. Assim, gerando aumento nas internações em Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI), mortes e sequelas definitivas.

“Sabemos que os recursos para investimentos em saúde são insuficientes. Hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS) é financiado com receitas de contribuições e de impostos, em que participam a União, Estados e Municípios. Mas, os recursos públicos destinados à área vêm sendo insuficientes para cumprir a promessa constitucional do direito à saúde de qualidade”, comentou o deputado.

O projeto de lei estabelece que a União e unidades da federação deverão aplicar o valor mínimo de 12% para esse setor. Já para os municípios, o valor de investimentos deverá corresponder a 15%.

“Assim, queremos garantir o direito à saúde de qualidade para a população”, reforçou o deputado.

Acidentes

Só a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo divulgou que o governo gasta, em média, R$ 11 mil por mês, para tratar apenas um paciente vítima de acidente de trânsito, nos hospitais públicos do Estado.

No mundo, os acidentes de trânsito são a 9ª maior causa de morte, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), podendo chegar, mantendo a mesma projeção, ao 5º lugar até 2030.

Um estudo que analisou cerca de 170 mil acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras, ocorridos em 2014, mostra que foram consumidos R$ 12,3 bilhões, sendo que 64,7% dos custos estavam associados às vítimas dos acidentes, como cuidados com a saúde e perda da produção devidos às lesões ou morte.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Projeto de lei destina recursos de multas de trânsito para a saúde
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: