Página Inicial / Notícias do Estado / Biblioteca de Cáceres passa por revitalização durante Caravana da Transformação

Biblioteca de Cáceres passa por revitalização durante Caravana da Transformação

O Sistema Estadual de Biblioteca Pública de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e do projeto “RevitaBibliotecasMT” está modernizando e revitalizando a biblioteca pública municipal professora Leonidia Avelino de Moraes, de Cáceres.

 

O projeto está na cidade junto com a Caravana da Transformação, evento do governo do Estado, que, entre outras coisas, realiza cirurgias oftalmológicas para a população.

 

Em todas as Caravanas realizadas no Estado, uma biblioteca é revitalizada pelo projeto, ou seja, 12 bibliotecas já foram renovadas pelo governo estadual em parceria com os municípios.

 

Neste sábado (02), após a entrega da biblioteca revitalizada, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldinéia Almeida e a Secretária Adjunta de Estado de Cultura, Emanuelle Calgaro, entregarão kits com exemplares de autores que ganharam o Prêmio Mato Grosso de Literatura de 2017, para fazer parte do acervo revitalizado.

 

Segundo Waldinéia, o projeto busca ressignificar o conceito de biblioteca, desde a organização do espaço físico, aos serviços que serão prestados a comunidade, desenvolvendo um trabalho de interiorização efetiva, para orientar, capacitar e executar serviços que transformem esses espações em equipamentos culturais vivos e atrativos.

 

“O RevitaBibliotecasMT é uma proposta de transformação social por meio das bibliotecas, onde em, no máximo, três dias é realizada uma reestruturação do layout da biblioteca e avaliação do acervo, tendo sequência com capacitações e informatização do acervo”, explica a coordenadora.

 

Waldinéia relata ainda que, apesar das revitalizações, há muita dificuldade das bibliotecas em investimento para manutenção e falta de profissionais habilitados como bibliotecários, pedagogos, historiadores entre outros.

 

“Sem esses especialistas o município não tem conhecimento para desenvolver a função da biblioteca e acabam tornando esses espaços em depósitos e lugares insalubres”, lamenta, pontuando que o trabalho de revitalização é justamente na tentativa de evitar essa situação.

 

A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso está representada em 141 municípios por 154 bibliotecas públicas vinculadas ao sistema estadual de bibliotecas de Mato Grosso, (SEBP/MT) sendo uma estadual, 142 públicas municipais e 11 comunitárias.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Biblioteca de Cáceres passa por revitalização durante Caravana da Transformação
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Santa Cruz-PE vence o Atlético-AC no Arruda

Compartilhar com WhatsApp O Santa Cruz alcançou a primeira vitória na Série C. No encerramento …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: