Página Inicial / Notícias do Estado / Lucas do Rio Verde: previlucas é destaque em site do Governo Federal

Lucas do Rio Verde: previlucas é destaque em site do Governo Federal

O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde (Previlucas) ganhou destaque nesta segunda-feira (26) no site da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. O motivo é que Lucas do Rio Verde foi o primeiro município do Brasil a aderir ao Programa Pró-Gestão de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Confira a matéria:

RPPS: Comissão do Pró-Gestão aprova regimento interno e define cronograma de reuniões para 2018

Programa incentiva melhores práticas de gestão pelos Regimes Próprios

Da Redação (Brasília) – A Comissão de Avaliação e Credenciamento do Pró-Gestão RPPS realizou sua primeira reunião nesta segunda-feira (26), em Brasília. Criada pela Portaria no 3 de 2018 da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, a comissão é responsável pela análise dos requerimentos de credenciamento de entidades certificadoras.

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS – foi criado em 2015 e tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

O manual do programa detalha as ações a serem verificadas em três dimensões – controles internos, governança corporativa e educação previdenciária – e estabelece critérios para a habilitação e credenciamento das entidades que serão responsáveis pela concessão da certificação institucional aos RPPS que demonstrarem ter adotado boas práticas de gestão, segundo os níveis de avaliação estabelecidos.

Para o presidente da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem) e membro da Comissão de Avaliação e Credenciamento, Herickson Rubim Rangel, “ o Pró-Gestão traz a profissionalização das entidades, não somente dos gestores. Estamos aqui porque acreditamos e apoiamos integralmente o modelo que foi proposto”, acrescentou.

O subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social, Narlon Gutierre Nogueira, informou que nesse primeiro encontro foram definidas diretrizes gerais e que “o Pró-Gestão vai contribuir para modernizar os regimes próprios, introduzindo padrões de qualidade nos processos de trabalho”.

O município de Lucas do Rio Verde (MT) foi o primeiro a enviar o Termo de Adesão ao Pró-Gestão RPPS. ” Esperamos com a certificação institucional do Pró Gestão melhorar ainda mais nossos processos e procedimentos, a fim de dar continuidade a missão do Previlucas, bem como, aperfeiçoar os mecanismos de controle, dos níveis de transparência da qualificação profissional e do comprometimento da equipe de trabalho no planejamento das ações, em especial nos trabalhos internos, mantendo a qualidade e referência aos demais RPPS “, explicou Juliana Tirloni Pinto, diretora executiva do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde – MT “Previlucas”.

Também participaram da reunião da Comissão representantes do ICQ Brasil e da Fundação Vanzolini, entidades interessadas em atuar como certificadoras no âmbito do Pró-Gestão RPPS.

Comissão – Com representantes da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social, da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) do Ministério da Fazenda e do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), a comissão terá reuniões quadrimestrais. A realização do próximo encontro está prevista para acontecer no dia 18 de abril, em Curitiba (PR). Os membros da comissão têm mandato de dois anos, sendo permitida a recondução.

Os representantes da Subsecretaria dos Regimes Próprios realizarão a verificação preliminar de documentos e esclarecimento de dúvidas dos entes federativos, das unidades gestoras dos RPPS e das entidades interessadas em atuarem como certificadoras no âmbito do Pró-Gestão. A deliberação final sobre os requerimentos de credenciamento é de responsabilidade da comissão. As dúvidas podem ser enviadas ao e-mail progestao.rpps@previdencia.gov.br. (Ascom Secretaria de Previdência)

Legenda foto: Comissão de Avaliação e Credenciamento do Pró-Gestão RPPS realizou sua primeira reunião nesta segunda-feira (26), em Brasília

Link: http://www.previdencia.gov.br/2018/02/rpps-comissao-do-pro-gestao-aprova-regimento-interno-e-define-cronograma-de-reunioes-para-2018/



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Lucas do Rio Verde: previlucas é destaque em site do Governo Federal
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Pentacampeão, Kaká completa 36 anos!

Compartilhar com WhatsApp Pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: