Página Inicial / Notícias do Estado / Com aumento de 14,1%, PIB de MT cresce mais que o dobro que o da China

Com aumento de 14,1%, PIB de MT cresce mais que o dobro que o da China

Com salto de 14,1% no terceiro trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso teve aumento superior ao registrado na China, onde o indicador subiu 6,8% nos últimos três meses do mesmo ano. Os dois comparativos foram estabelecidos com relação aos números do PIB de 2016. O desempenho mato-grossense também foi superior ao apresentado pela economia brasileira, que cresceu 1,4% para o mesmo período.

Na variação do acumulado anual, ou seja, de janeiro a setembro de 2017, a economia mato-grossense cresceu 13,9%, enquanto a atividade econômica nacional registrou um aumento de apenas 0,6% no mesmo período. Já no acumulado dos últimos quatro trimestres em relação aos períodos anteriores, o Estado registrou crescimento de 10,2% e no Brasil a redução foi de -0,2%.

Na potencia oriental o Pib teve expansão total de 6,9% no ano passado, acelerando o ritmo em relação ao avanço de 6,7% verificado em 2016, segundo dados publicados em janeiro pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês).

Os dados fazem parte de um levantamento inédito realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) na terça-feira (27) pela equipe técnica da Coordenadoria de Estudos Socioeconômicos, representada pelos servidores públicos e economistas Eduardo Matsubara e Breno Antunes.

De acordo com o secretário de Planejamento, Guilherme Müller, Mato Grosso passa a atuar na vanguarda ao calcular o PIB trimestralmente e adiantar os resultados econômicos do estado, divulgados nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com uma defasagem de dois anos.

Segundo o gestor, Mato Grosso começou a ter crescimento positivo do indicador a partir do último trimestre de 2016 e seguiu positivamente de 2017 em diante, com resultados muitos maiores do que o crescimento do País e da maioria dos estados brasileiros que calculam o PIB trimestral. “Resultados puxados pelo setor agropecuário”, ressaltou.

Mais dinâmico

Ao calcular o PIB Trimestral, Mato Grosso passa a integrar o grupo de estados, além da própria União, que apresenta resultados mais imediatos da evolução da estrutura produtiva. O indicador antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo IBGE, responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

De acordo com a Seplan, entre os estados, Mato Grosso apresentou a maior alta do PIB no terceiro trimestre de 2017 ao alcançar 14,1%.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Com aumento de 14,1%, PIB de MT cresce mais que o dobro que o da China
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Projeto de R$ 1 bi obtém licença prévia e pode gerar mais de 1.500 postos de trabalho

Compartilhar com WhatsApp A Nexa Resources (ex-Votorantim Metais) obteve a licença prévia/LP, expedida pela Secretaria …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: