Página Inicial / Notícias do Estado / Economia de MT cresce 10 vezes acima da média nacional, mas governo diz que crise continua

Economia de MT cresce 10 vezes acima da média nacional, mas governo diz que crise continua

A economia de Mato Grosso cresceu 10 vezes mais que a média nacional, de acordo com números apresentados pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), nessa terça-feira (27), mas as contas do estado não batem, já que o governo continua dizendo que está em crise.

“O estado não tem uma crise econômica, tem uma crise financeira, porque, as receitas mesmo crescendo em função da economia, as despesas cresceram mais que a receita”, afirmou o secretário de Planejamento, Guilherme Müller.

O setor que alavancou esse número foi o da agricultura e pecuária, que cresceu 49,8% no terceiro trimestre do ano passado e contribuiu com a recuperação da economia.

A Seplan divulgou que Mato Grosso cresceu 14,1% no terceiro trimestre de 2017, que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro do ano passado, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Entre os nove estados que divulgam o PIB, Mato Grosso foi o que mais cresceu em 2017: 14,1%. No mesmo período, o Brasil cresceu 1,4%.

“Mato Grosso voltou a crescer em 2017, indicando que está saindo da crise. O processo de produção de Mato Grosso voltou à situação normal do passado, mas passou por uma crise”, disse o secretário.

Já o Rio Grande do Sul, 0,0%; Bahia, 0,1%; Minas Gerais, 0,1%; Pernambuco, 1,6%; São Paulo, 2,3%; Ceará, 2,8%; Espírito Santo, 3,0%, e Goiás, 3,3%.

O crescimento econômico é um contraponto à crise que alguns setores essenciais enfrentam, como a saúde, por exemplo. Hospitais filantrópicos e regionais passam dificuldades e até paralisaram os atendimentos, e os servidores do MT Saúde, mesmo contribuindo todos os meses, não conseguem consultas e internações.

O anúncio da criação de um fundo de estabilização fiscal e os atrasos no repasse do duodécimo aos poderes ainda são motivos de discussão, descontentamento e reclamação.

O projeto que prevê a criação do fundo ainda será enviado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para votação.

“Já tive conhecimento do projeto, deve ser encaminhado ate a semana que vem (à ALMT) e vai gerar mais recursos para o estado, para que o governo regularize a saúde e o duodécimo”, disse o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (PSB).



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Economia de MT cresce 10 vezes acima da média nacional, mas governo diz que crise continua
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Pai é morto pelo próprio filho com três golpes de machado ao descansar no sofá

Compartilhar com WhatsApp Um homem de 22 anos, que não teve o nome divulgado, foi …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: