Página Inicial / Notícias do Estado / Noruegueses visitam Mato Grosso e conhecem estratégia PCI

Noruegueses visitam Mato Grosso e conhecem estratégia PCI

Empresários, agentes políticos e representantes do terceiro setor da Noruega visitaram Mato Grosso para aprofundar os conhecimentos sobre as práticas adotadas para a produção sustentável. Durante o Workshop Amaggi e Denofa – Cenário brasileiro e discussões socioambientais, o Governo de Mato Grosso apresentou, na tarde de segunda-feira (26.02), a estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), com enfoque nas ações de conservação conduzidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Entre os destaques apresentados pelo secretário da pasta, André Baby, estão os processos de descentralização e desconcentração para chegar mais perto dos cidadãos, a implantação do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), gestão eficiente dos licenciamentos ambientais, ações de controle o monitoramento, criminalização de infratores, além de da inauguração da primeira Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais no Norte de Mato Grosso e da construção do Plano de Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais.

Segundo o gestor, as ações foram concebidas visando atender a pluralidade do Estado, garantindo sustentação jurídica e a rastreabilidade dos produtos mato-grossenses. “Precisamos monitorar para conservar e neste processo também investimos em gestão de pessoas e capacitação para que os servidores estejam alinhados com este propósito”, completa.

Conhecer a realidade de quem trabalha diretamente com a operacionalização das ações é o foco principal da visita para os noruegueses, afirma o CEO da Denofa, Bjorn Thomsen. “Conheço Mato Grosso há décadas, mas vir aqui é fundamental para entendermos melhor o cenário e contarmos a história de vocês para os varejistas e consumidores. O Estado fez algo muito importante que é colocar governo, empresários e terceiro setor na mesma mesa e também queremos saber como podemos apoia-los”, destaca o executivo.

O diretor-executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI, Fernando Sampaio, lembra que a estratégia foi concebida com uma pluralidade de ações para que os investidores possam escolher a melhor forma de apoiar a produção sustentável em Mato Grosso. De acordo com Sampaio, há desde a possibilidade de investir em ações voltadas para a agricultura familiar e comunidades tradicionais, do eixo incluir, quanto o investimento em políticas de conservação ambiental, entre outros. “Nesta fase do projeto, estamos criando mecanismos de financiamento para captação de recursos”.

Unindo produção, conservação e inclusão, a estratégia foi, desde o início, construída colocando os diversos setores interessados na mesma mesa. A diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi, Juliana Lopes, explica que ver na prática o empenho das pessoas que estão pensando o futuro do planeta auxilia a entender a realidade e desafios enfrentados localmente e assim identificar os pontos em que eles possam contribuir para o desenvolvimento da região. A empresa foi a primeira instituição do setor privado a se juntar às discussões para concepção da PCI desde antes da sua apresentação na COP 21, realizada em Paris.

“A PCI é uma iniciativa muito diferente de tudo que existe no mundo atual, porque tem um apoio muito forte do governo, que entendeu isso como uma forma de desenvolvimento do Estado. Tem o apoio de produtores e das associações representativas e das ONGs. Conseguimos reunir todo mundo no mesmo objetivo, e isso faz muita diferença no mercado e na questão das mudanças climáticas”, completa Juliana. Sobre a união de diversos setores em torno de um único de um objetivo, Thomsen completa: “De mãos dadas, podemos voar”.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Noruegueses visitam Mato Grosso e conhecem estratégia PCI
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Alunos da Escola Cleinia Rosalina discutem superendividamento e direitos do consumidor com Procon-MT

Compartilhar com WhatsApp Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Cleinia Rosalina de Souza, localizada …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: