Notícias do Estado

Sema participa de discussões sobre Governo Aberto

A discussão sobre abertura, disponibilização e engajamento social em torno de dados ambientais reuniu em Cuiabá pesquisadores, terceiro setor, academia e governo. Nesta terça-feira (27), os atores envolvidos no campo ambiental enfatizaram que a abertura de dados é importante como um novo modo de se fazer a gestão pública, convidando a sociedade para a participação e controle social.

 

Segundo o professor e doutor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Raoni Rajão, apesar das dificuldades ainda enfrentadas, o Brasil é hoje referência em disponibilização de dados florestais em relação a outros países tropicais, como a Indonésia, por exemplo. “Mato Grosso é um estado cheio de contradições, maior em tudo. O maior produtor e o que mais vem investindo em infraestrutura para análise do CAR”, explica. Para o pesquisador, o comprometimento do Estado com a transparência pode ser comprovado por meio da credibilidade que vem obtendo junto a fundos internacionais para captação de recursos.

 

Durante o encontro Governo Aberto em Clima, Floresta e Agricultura de Mato Grosso, realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), os atores sociais presentes na discussão lembram que o Governo Aberto é fundamental para repensar a relação entre o poder público e a sociedade. “Esse conceito vai além da transparência, é compartilhar os processos decisórios, prestar contas e incentivar que os órgãos ambientais olhem cada vez mais para eles mesmos em busca de aperfeiçoamento”, enumera o coordenador de Projetos e Políticas Públicas do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Renato Morgado.

 

Dentro deste contexto, o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, apresentou para a plateia o andamento das ações da pasta para tornar mais eficiente a disponibilização de dados e o mais importante: torna-las acessíveis à população. Baby elenca que a Sema criou uma Unidade Estratégia de Transparência e Geoinformação e trabalha para integração dos diversos softwares, disponibilização das informações em menor prazo e criação de ferramenta responsiva e editável para publicização dos dados.

 

Para a diretora-adjunta do ICV, Alice Thuault, o objetivo da transparência é justamente ajudar o governo na gestão de políticas públicas, trazendo o cidadão para dentro do processo por meio da fiscalização e do controle social.

 

 André Baby ressalta que a atual gestão segue na mesma linha de pensamento: “Acreditamos que com esse debate podemos aperfeiçoar nossas ferramentas para construção conjunta de dispositivos mais inteligentes e automatizados. A transparência é um compromisso assumido pelo governador Pedro Taques e nós na Sema estamos empenhados nessa missão”.

 

Bem-estar social

Para a servidora pública Giovana Bertolini, que coordena a equipe de Governo Aberto na Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), o maior potencial do governo aberto é a capacidade para melhorar o bem-estar humano. “É necessário tornar a transparência e gestão com a ajuda da sociedade um padrão, criando mecanismos para que o cidadão aprenda a trabalhar com o governo e vice-versa”. 

 

A grande inovação do Governo Aberto é fazer a integração entre transparência, participação social, inovação e integridade, conforme explica a coordenadora de Governo Aberto da Agenda Pública, Laila Bellix. Ela defende que este é um novo modo de pensar como o poder público executa as ações e reitera que a responsabilidade não deve ficar apenas a cargo dos agentes políticos, mas deve ser compartilhada também com os agentes públicos, sociedade e demais instituições.

 

Nesse sentido, a coordenadora da Unidade de Transparência e Geoinformação da Sema, Adelaine Cezar, ressalta que a Sema trabalha internamente de forma robusta para dar mais publicidade às ações da secretaria. “Temos percebido o empenho dos servidores em colaborar com a melhoria para a disponibilização dos dados”, completa. 



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Sema participa de discussões sobre Governo Aberto
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Apesar da legalidade, você acha correto os vereadores saírem de férias (recesso) de meio de ano, por 30 dias, com a cidade de Alta Floresta praticamente abandonada as moscas com problemas no setor da saúde e de obras, tais como: queimadas, poeira nos bairros, ruas esburacadas, falta de remédios, falta de médicos, semáforos que não funcionam, maquinário quebrado, caminhões quebrados, coleta de lixo deficiente, lixão a céu aberto, perda de verbas estaduais para o município e tantas outras mazelas que assolam a nossa cidade?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: