Notícias do Estado

Servidores da SES inspecionam estabelecimentos comerciais e o circuito da Caravana da Transformação

Uma equipe de 18 técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e do Escritório Regional de Saúde em Cáceres realiza o trabalho de acompanhamento da execução dos serviços oftalmológicos durante a Caravana da Transformação no município. O trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, envolve a inspeção sanitária, epidemiológica e ambiental e visa prevenir epidemias e surtos de doenças.

Além dessa ação conjunta, uma equipe técnica do setor de controle e avaliação da SES/MT fiscaliza a prestação do serviço da empresa 20/20 contratada para realizar os exames e cirurgias oftalmológicas; e técnicos da Vigilância em Saúde inspecionam as condições de higiene dos estandes instalados na Caravana, além dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgoto no circuito do evento. Os trabalhos são coordenados pela Superintendência de Gestão Hospitalar e Ambulatorial da SES/MT.

Os exames e cirurgias são autorizados por um médico regulador do Escritório Regional de Saúde de Cáceres; esse trabalho é realizado diariamente e de acordo com a demanda atendida pela empresa 20/20, contratada para prestar os serviços oftalmológicos.

Outro serviço realizado pela SES/MT é por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que está no local com duas equipes, das quais uma com ambulância básica e outra com ambulância avançada.

Até domingo (25.02), foram inspecionados 30 estabelecimentos comerciais existentes em Cáceres, entre bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e alojamentos onde estão instalados os pacientes que são de municípios vizinhos atendidos na Caravana. No total, os técnicos verificaram as condições de higiene e da água de 15 hotéis e de 13 estabelecimentos que comercializam alimentos, além de dois alojamentos, sendo um instalado no Parque de Exposições e o outro na sede da Delegacia Especial de Fronteira (Defron).

 

Dentro do circuito da Caravana da Transformação são inspecionadas diariamente duas carretas com centros cirúrgicos, uma carreta com consultório e outra carreta onde funciona o almoxarifado. A inspeção inclui, também, as lanchonetes credenciadas pela organização da Caravana para vender lanches nas redondezas e dentro do local do evento.

Os locais de preparação dos alimentos servidos aos pacientes passam por inspeção sanitária diariamente, para evitar possível contaminação alimentar e surto de diarreia.

A qualidade da água servida dentro do Circuito da Caravana é inspecionada diariamente, especialmente a água usada pelo centro cirúrgico, onde ocorrem as cirurgias de catarata, pterígio, Yag Laser e nos consultórios onde são realizados os exames pré-operatórios. “Sempre no dia anterior às cirurgias realizamos a coleta de amostras de água e, ao término de cada dia de cirurgia, refazemos os testes. Essas medidas preventivas evitam possíveis contaminações dos pacientes durante os procedimentos médicos”, informou a superintendente Selma Aparecida de Carvalho.

Nesse período de chuvas frequentes e com grandes volumes, o serviço de inspeção da Vigilância Ambiental é diário e é necessário para eliminar focos de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, dentro e fora da estrutura montada para sediar a Caravana da Transformação realizada pelo governo do Estado e que está na sua 12ª edição.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Servidores da SES inspecionam estabelecimentos comerciais e o circuito da Caravana da Transformação
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos aos 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, que poderia ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa?

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte