Notícias do Estado

Mostra Internacional de Teatro chega a São Paulo com produções de nove países

Com artistas de nove países, chega hoje (1º) à capital paulista a quinta edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT). Um dos espetáculos que abre a primeira noite do festival é o Suíte n°2, que leva ao palco 15 idiomas, passando pelo francês, língua nativa do diretor Joris Lacoste, e atravessa o mundo com o chinês, russo e sânscrito. O trabalho faz parte de um projeto maior – a Enciclopédia da Fala – que desde 2007 pesquisa diversos discursos ao redor do planeta e o impacto deles na realidade.

A relação com a palava é um dos eixos da mostra deste ano, que conecta o Suíte nº2 com o único trabalho brasileiro na parte internacional do festival, a performance A Gente se Vê por Aqui, de Nuno Ramos. Nele, dois atores, com fones de ouvido conectados ao vivo com a programação da Rede Globo, interpretarão os programas televisivos por 24 horas. Para o curador do MIT, Antonio Araújo, apesar de Ramos ter um trabalho que vem das artes plásticas, o projeto se conecta bem com o festival.

Várias linguagens

“A gente pensa teatro como uma cena expandida”, afirma Araújo para explicar que apesar do nome da mostra trazer a ideia do foco no teatro, a ideia é contemplar trabalhos que façam interaçaõ com diversas linguagens, como a música e a ópera. “Nesse sentido, cabe totalmente o trabalho do Nuno. Uma performance feita, inclusive, com atores”, acrescentou.

A programação internacional é formada por dez montagens. Além disso, há uma plataforma voltada para a internacionalização de produções brasileiras, com 11 projetos de São Paulo, do Rio de Janeiro, Paraná, de Pernambuco, Brasília e Minas Gerais. Os trabalhos serão assistidos, segundo Araújo, por programadores de diversas partes do mundo, com a intenção de que os espetáculos possam ser apresentados no exterior.

Conquistas e dificuldades

Ao mesmo tempo, o curador ressalta que este ano foi possível concretizar a intenção de trazer para a programação espetáculos com renome fora do país. “Tem alguns trabalhos com os quais a gente dialoga há muitos anos, que a gente nunca tinha conseguido trazer, que é o caso do Krystian Lupa e do Marthaler”, exemplificou.

A montagem King Size, dirigida suíço pelo suíço Christoph Marthaler, explora sons, canções e músicas dissonantes, interpretadas por um homem e uma mulher em um cenário de quarto de hotel. O polonês Lupa comanda uma adaptação do livro Árvores Abatidas, de Thomas Bernhard. A história parte de um jantar de reencontro de um velho grupo de artistas. Os 13 personagens dialogam sobre temas como o papel da arte e a liberdade.

Apesar de destacar a qualidade das produções deste ano, o curador lamenta que as dificuldades de captação de recursos tenham reduzido o tamanho da mostra nos últimos dois anos. “Este ano, novamente, a gente teve retração de custos. Mas a gente está conseguindo fazer uma mostra com bastante peso, está resistindo e lutando para que a mostra possa continuar acontecendo”.

A programação completa da MIT pode ser vista na página http://mitsp.org/2018/



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Mostra Internacional de Teatro chega a São Paulo com produções de nove países
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Apesar da legalidade, você acha correto os vereadores saírem de férias (recesso) de meio de ano, por 30 dias, com a cidade de Alta Floresta praticamente abandonada as moscas com problemas no setor da saúde e de obras, tais como: queimadas, poeira nos bairros, ruas esburacadas, falta de remédios, falta de médicos, semáforos que não funcionam, maquinário quebrado, caminhões quebrados, coleta de lixo deficiente, lixão a céu aberto, perda de verbas estaduais para o município e tantas outras mazelas que assolam a nossa cidade?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: