Notícias do Estado

Museus do Rio têm entradas gratuitas para comemorar aniversário da cidade

Para comemorar o aniversário da cidade nesta quinta-feira (1º), museus cariocas vão abrir suas portas e oferecer entradas gratuitas. Participam da iniciativa, chamada “Um Rio de Museus”, 26 instituições, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Embora não seja feriado na cidade, a ação busca promover os centros culturais e inseri-los na agenda do carioca. Assim, mais pessoas podem conhecer o patrimônio das instituições, que contam com exibições temporárias e vasto acervo permanente.

Entre as instituições que participam da campanha está o Museu do Samba, na Mangueira, na zona norte. Por meio da exposição Ocupação 100 anos de Samba, a história do ritmo é revelada passo a passo. O público pode ver objetos raros, como o violão usado por Cartola e a primeira carteira de filiação à Escola de Samba Império Serrano, de Silas de Oliveira.

Na mesma mostra, bairros são recriados para se referir à Tia Ciata, onde sambistas como Pixiguinha e Donga se reuniam em festas animadas no terreiro dela. Também estão representados o Estácio, berço de várias escolas de samba, e o Morro da Serrinha. Ali, instrumentos usados em cultos afro foram adaptados para o samba, como o agogô.

Para saber mais sobre a formação da cidade, vale uma visita ao Museu Histórico do Rio de Janeiro, na Gávea, zona sul. Lá, duas mostras fazem uma retrospectiva: Os Múltiplos Olhares de Augusto Malta sobre o Rio e Imagens do Rio Oitocentista.

A primeira reúne desenhos, pinturas, aquarelas e fotos, permitindo conhecer até partes do Rio que não existem mais, como o Morro do Castelo. A segunda, do alagoano Augusto Malta, primeiro fotógrafo oficial do município, apresenta itens que ilustram antigos costumes cariocas. Durante mais de 30 anos de serviço, ele produziu 30 mil imagens do Rio.

Também terão entrada gratuita as exposições do Centro Cultural Banco do Brasil Ex Africa, do Museu do Amanhã e do Museu de Arte Moderna, no centro.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Museus do Rio têm entradas gratuitas para comemorar aniversário da cidade
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: