Página Inicial / Notícias do Estado / Sindjor/MT realiza palestra sobre a cobertura jornalística do suicídio

Sindjor/MT realiza palestra sobre a cobertura jornalística do suicídio

O tema “suicídio” desperta inúmeras reflexões entre indivíduos e sociedades. Realidade constante, tratada durante anos como tabu, a ideia de retirar a própria vida é vista, hoje, numa outra perspectiva, que aponta a necessidade de ampla discussão e desmistificação do assunto. Compreendendo a importância da questão e o papel do jornalista nesse contexto, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) oferece para a categoria nessa quinta-feira (01.03), às 19h, a palestra “A cobertura jornalística do suicídio”.

O convidado do Sindjor/MT para provocar o debate entre os jornalistas é o psicólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Maelison Neves. Mestre em Educação e doutorando em Saúde Coletiva, o docente realiza pesquisas nas áreas da Saúde, Ambiente e Trabalho, com foco na saúde mental do trabalhador. Além de trazer sua avaliação profissional sobre o tema, o palestrante abordará recomendações de organizações nacionais e internacionais para a abordagem jornalística do suicídio.

Entidades ligadas à prevenção do suicídio têm orientado a divulgação de informações e o diálogo irrestrito sobre o tema. Entre os jovens brasileiros, o suicídio já é a terceira causa de morte, perdendo apenas para acidentes de trânsito e homicídios. Em novembro de 2017, o Brasil registrou mais de 11 mil casos efetivados e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, somente entre os jovens, o número ultrapassou a casa do milhão em âmbito mundial.

A depressão e os transtornos mentais costumam ser relacionados ao pensamento suicida, mas o tema é muito mais complexo. Diversas pesquisas e investigações realizadas ao longo dos séculos também relacionam o ambiente social a uma das principais causas do problema.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, e será realizado na sede do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, localizada na Rua do Carmo, número 55, bairro Baú, em Cuiabá.

Doação

O Sindjor/MT está recebendo doações de alimentos e roupas para ajudar uma família em Cuiabá. A entrada no evento não está condicionada a isso, mas quem puder/quiser contribuir pode aproveitar para deixar os itens no sindicato. A família é formada por uma mulher jovem e cinco crianças: um bebê recém-nascido, três meninas de 1, 5 e 6 anos, e um menino de 3 anos.

Mais informações: Luana Soutos, diretora do Sindjor/MT – (65) 98129-6139



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Sindjor/MT realiza palestra sobre a cobertura jornalística do suicídio
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Projeto de R$ 1 bi obtém licença prévia e pode gerar mais de 1.500 postos de trabalho

Compartilhar com WhatsApp A Nexa Resources (ex-Votorantim Metais) obteve a licença prévia/LP, expedida pela Secretaria …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: