Notícias do Estado

Seduc e ONU apresentam modelos alternativos de construção de escola ao FNDE

Alternativas de construção de escolas em locais de difícil acesso é tema de encontro entre a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops). A reunião ocorre nesta quarta-feira (07), às 10h, no auditório da MTPar, em Cuiabá, com a presença de Rudybert Von Eye, coordenador de infraestrutura do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Fundação Nacional do Índio (Funai) já confirmaram presença, além do diretor global de infraestrutura do Escritório das Nações Unidas, o engenheiro civil britânico Steven Crooskey.

O objetivo da Seduc é sensibilizar o FNDE para financiar modelos alternativos de construção adequadas à realidade de cada região. Hoje, o FNDE é o responsável pelo financiamento da maior parte das escolas em todo o país.

Preparação

Antes da discussão, a Seduc realizou um workshop técnico direcionado a engenheiros e arquitetos que planejam a infraestrutura das escolas estaduais em Mato Grosso. O foco principal foi mostrar a necessidade de inovação, seguindo parâmetros internacionais de sustentabilidade.

Os representantes da ONU abordaram a importância de planejar um projeto integrado, que atenda aos anseios da comunidade, utilizem insumos locais e que seja adaptado ao meio ambiente que será inserido. Essa iniciativa busca incentivar que os arquitetos ousem em seus projetos e pensem em escolas com tecnologias construtivas alternativas em harmonia com a natureza e respeitando a cultura local.

A Seduc defende a construção alternativa, aproveitando o máximo possível de mão de obra e material local, além de reconhecer projetos mundialmente considerados de alto padrão, com modulares isotérmicos que acabam diminuindo o calor.

Esse modelo é recomendado para regiões do Estado onde não há energia elétrica. Outra preocupação da pasta é com o meio ambiente, com fossas e banheiros adequados que não poluam. São construções que utilizam telhas de fácil transporte em locais de difícil acesso e dê pouca manutenção.

Serviço

Evento: Reunião entre Seduc, Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobre modelos alternativos de construção de escolas.

Data/horário: Quarta-feira (07), às 10 horas.

Local: Auditório da MTPar – Avenida Dr. Hélio Ribeiro Nº 525 – 5º Andar Edifício Helbor Dual Business no Bairro Alvorada, em Cuiabá.

Informações para a imprensa: (65) 3613-6596



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Seduc e ONU apresentam modelos alternativos de construção de escola ao FNDE
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: