Página Inicial / Notícias do Estado / Discussão sobre protagonismo da mulher atrai centenas de servidores

Discussão sobre protagonismo da mulher atrai centenas de servidores

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pelo Governo de Mato Grosso com o evento “Maravilha de Mulher”, uma tarde de discussão sobre o empoderamento profissional feminino com mulheres que ocupam cargos estratégicos no Estado. Realizado pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges), neste dia 08 de março, o evento fez parte da programação de aniversário de 10 anos da Superintendência da Escola de Governo, realizado no Salão Nobre Cloves Vettorato, em Cuiabá.

 

Para o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, a importância da data vai além de celebrar as conquistas femininas ao longo do tempo, e que muito ainda tem que ser feito para fomentar a liberdade – capacidade de escolher o seu destino. Ele cita ainda que o governo tem contribuído para que as mulheres tenham seu espaço nos cargos de comando, alcançando o protagonismo dentro do serviço público.

 

“O preconceito está fora do nosso governo. Temos procurado fazer com que a mulher saia, possa ser vista, sem preconceito, sem coação moral, sem coação profissional, ou qualquer forma de discriminação, sempre com a manutenção da dignidade”, explica Taques.

 

Conforme o secretario de Estado de Gestão, Júlio Modesto, atualmente 42.229 mulheres ocupam as vagas no servidorismo público no executivo estadual, o que representa 57% do quadro total. Elas já são maioria também nos cargos comissionados ou de confiança, ocupando 55% do total.

 

“É um dia para colocar o tema de forma diferente dos anos anteriores, falando sobre a participação da mulher como liderança no poder executivo e na sociedade. Trouxemos pessoas que representam as mulheres em cargos de liderança, e todas que se empenham e mostram seu trabalho. Nada mais justo que homenageá-las neste dia’’, afirma Modesto.

 

Talk Show

A programação contou com o Talk Show sobre “A participação da mulher em cargos estratégicos”, mediado pela secretária Executiva de Gestão da Seges, Adriana Araújo Feitosa. Ela ressaltou que discutir os desafios da mulher é essencial para ajudar na superá-los.

 

“Sem dúvidas o principal desafio é conciliar os cuidados com a família, e a de dedicação ao trabalho. Temos mostrado com nossos exemplos que é possível superar as adversidades e ascender não só no serviço público, que tem na sua essência a igualdade tanto de salários mas como no ingresso por concurso, mas iniciativa privada”.

 

Entre as convidadas para a discussão está a procuradora Geral do Estado, Gabriela Novis Neves Pereira Lima. Ela conta que são raríssimas as mulheres procuradoras Gerais de Estado, sendo apenas três no país, e acredita que as mulheres estão cada vez mais empoderadas e aptas a ocuparem cargos de destaque em qualquer área.

 

“O povo, ao escolher o governador, dá uma procuração a ele. E ele, passa essa procuração ao Procurador Geral do Estado. Então ele está confiando em uma mulher, e isso é muito importante e muito simbólico para nós. Se as mulheres deixarem o medo de lado é possível os espaços estão ai para serem ocupados. É importante que as mulheres participem da vida pública, da vida política, vamos construir um mundo melhor”, sugere.

 

A Comandante do 1° Batalhão Bombeiro Militar, Tenente Coronel Luciana Bragança Brandão da Silva também participou do Talk Show e levou para o debate os desafios de ser uma comandante mulher em uma corporação em que a maioria dos colegas é homem. Ela faz parte da primeira turma de inclusão de mulheres no Corpo de Bombeiros, e completa 17 anos de instituição.

 

“É importante a gente entender que o respeito tem que ser reciproco, não só para as mulheres como para os homens. Temos que reconhecer a evolução, que as mulheres estamos tendo boas oportunidades, e que temos que aproveitar ao máximo esses momentos de discussão”, conta.

 

O debate também recebeu no palco a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Mônica Camolezi dos Santos Melo; diretora Presidente do MT PAR, Maria Stella Lopes Okajima Conselvan; diretora Presidente da AGEM Tânia Matos. Além de uma segunda mesa discussão sobre “Os papéis da mulher servidora”, mediado pela secretária adjunta de Patrimônio e Serviços da Seges, Divanete Dias da Silva, com as convidadas Tenente Coronel da Polícia Militar, Grasielle Paes Silva Bugalho; servidora da Secretaria de Estado de Planejamento, Sandra Maria Marques Fontes; e servidora da Secretaria de Educação, Julieta dos Santos Ribeiro Nunes Domingues.

 

Também animou a tarde a apresentação musical de voz e violão, com a servidora da Secretaria de Estado de Fazenda, Claudiane Dezoti, e a palestra “Vista-se de mulher maravilha”, com a servidora da Seges Tatiane Barbieri.

 

Escola de Governo

A superintendência foi criada por meio da Lei Complementar n°.310 de 10 de março de 2008, e comemora 10 anos de trajetória em que ocupa papel de destaque na capacitação e melhoria dos serviços prestados por todos os servidores estaduais.

 

O encerramento da programação será nesta sexta-feira (09), das 14h às 18h, na sede da Escola de Governo. Será abordada a trajetória da Escola de Governo lembrada pelos superintendentes dos últimos 10 anos, as expectativas e o futuro da Escola por servidores antigos e pelos que atuam no órgão atualmente.

 

A programação completa contou com uma oficina de Design Thinking que aconteceu na última segunda-feira (5), e a Oficina do Futuro: Educação Financeira, que capacitou 200 servidores nos dias 6 e 7 de março.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Discussão sobre protagonismo da mulher atrai centenas de servidores
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Municípios compram R$ 2.7 milhões em medicamentos pelo Consórcio

Compartilhar com WhatsApp O relatório divulgado esta semana pelo Consórcio Público de Saúde Vale do …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: