Notícias do Estado

Werner Kothrade é homenageado com o mérito “O Semeador”

Com música e muita emoção, a Fundação Rio Verde entregou, no final da tarde desta quinta-feira (22), o mérito “O Semeador”.

 

O produtor rural e primeiro prefeito de Lucas do Rio Verde, Werner Haroldo Kothrade foi o homenageado. Werner foi gestor municipal de 1989 a 1992.

 

O mérito, já tradicional no município, homenageia as pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde.

 

O prêmio foi inspirado no Evangelho de Matheus, que define semeador como aquele, que além de trazer e cuidar da boa semente, sabe preparar o terreno, superar adversidades para que ela germine, se desenvolva e produza o resultado ou os frutos almejados.

 

Emocionado, Werner agradeceu a homenagem e destacou o orgulho em fazer parte da história de Lucas do Rio Verde. “Eu não tenho palavras para agradecer esse prêmio, fiquei pensando se algum dia eu poderia merecê-lo, e agora foi a minha vez. Quero colocar ele em um lugar bem visível para que meus filhos, netos e bisnetos olhem e se orgulhem de mim como eu me orgulho dos meus pais pelo trabalho e tudo que me ensinaram”, disse no discurso.

 

O prefeito Luiz Binotti participou da entrega e ressaltou a importância do mérito em homenagear personalidades que fazem a diferença na sociedade luverdense. “O Show Safra BR163 tem tantas coisas bonitas, tantos negócios, é uma feira maravilhosa, mas este momento é muito especial, é um momento de reconhecimento e admiração. Se recebem hoje este prêmio é porque semearam coisas maravilhosas e deram exemplo pra família e para todos os luverdenses”, destacou.

 

A cerimônia contou com a presença de diretores e secretários municipais, diretoria da Fundação Rio Verde, produtores rurais, empresários, expositores, estudantes e familiares do homenageado.

 

 

Conheça Werner Haroldo Kothrade, vencedor do mérito “O Semeador”

Werner Haroldo Kothrade, nasceu em Rio das Antas, estado de Santa Catarina, em 21 de maio de 1947, casado com Ana Chupel Korhrade, pai de 5 filhos, avô de 09 netos e 2 bisnetas.

Filho mais novo, de Johann Heinrich Kothrade, Técnico Agrícola, nascido na cidade de Dannemberg, estado da Baixa Saxônia, Alemanha e que imigrou para o Brasil em 1922 , e Ida Francisca Seidel, brasileira descendente de Alemães. Werner Kothrade desde muito cedo esteve ligado a terra e a agricultura. Seu pai foi um técnico agrícola formado em uma das regiões mais antigas da Alemanha, tendo se estabelecido em Rio das Antas-SC, lá casou-se, e iniciou o plantio de cevada, sempre transmitindo ao seu filho todo conhecimento adquirido na agricultura e que de certa forma incentivou os caminhos de Werner e seus irmãos.

Em 1959 mudou-se para Papanduva-SC onde produziam cevada cervejeira e trigo. Seu pai era responsável pelo melhoramento genético de variedades de trigo e cevada para Companhia Cervejeira Antártica. Nessa mesma propriedade da família, em 1971, seu pai foi um dos primeiros agricultores de Santa Catarina a plantar soja usando a técnica de plantio direto sobre resteva de cevada. Esse exemplo paterno de amor à agricultura foi sempre a inspiração e o motivou a continuar sendo um agricultor. Atualmente a família de Werner Kothrade em Santa Catarina mantém a tradição de mais de 100 anos de produção de cevada deixada pelo seu pai, alem de produzir uma deliciosa cerveja artesanal chamada Drei Herzen (Três Corações em português).

Em 1973 incentivado pelo seu pai que já previa que as terras do Mato Grosso seriam um novo celeiro do Brasil, partiu juntamente com seu irmão para a nova fronteira agrícola aonde vieram inicialmente adquirir terras no extremo norte do estado. Em 1976 Werner iniciou suas atividades agrícolas em terras arrendadas no município de Sorriso, adquirindo posteriormente em 1978, na linha Moróco, a Fazenda Primavera.  Em 1980 apostando no desenvolvimento do estado mudou-se com a família de Santa Catarina para o médio norte de Mato Grosso com a esperança de construir um futuro melhor para sua família. Já em 1983 para uma melhor administração dos seus negócios mudou-se para a cidade de Lucas do Rio Verde, em virtude da proximidade de sua fazenda, que já produzia arroz, milho e soja, bem como, a criação de ovinos, suínos, pecuária e piscicultura.

Sempre envolvido com causas cooperativas e comunitárias, Werner sempre esteve disposto a colaborar com a comunidade, atuando em 1985 como Presidente da Igreja Matriz iniciou a obra do pavilhão, sendo também um dos primeiros associados do Sicredi. Já em 1988 foi convidado a ser candidato a prefeito de Lucas do Rio Verde nas primeiras eleições municipais, sendo eleito o primeiro prefeito da cidade pelo PMDB com 1.208 votos, cargo que veio ocupar de 1989 a 1992. Sob a sua gestão foram inúmeras realizações como a 1ª Expolucas exposição que se tornou incubadora de ideias que deram inicio a diversos projetos, podendo destacar o da suinocultura e que mais tarde se tornaria uma semente para o projeto SADIA; incentivo às Microbacias, construção estradas, pontes e bueiros que ajudaram no desenvolvimento da agricultura em Lucas do Rio Verde-MT.

São mais 43 anos de suor e sacrifício em terras mato-grossenses, mas a caminhada foi de grandes realizações em meios às dificuldades. Atualmente Werner Haroldo Kothrade se dedica a agricultura e pecuária, e tem a certeza de ter contribuído com as sementes necessárias para desenvolvimento e o progresso do agronegócio em Lucas do Rio Verde-MT, no estado de Mato Grosso e no Brasil. (Por: Leidi Ana Kothrade)

 

 

Agricultores acompanham primeiro dia de Show Safra 2018



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Werner Kothrade é homenageado com o mérito “O Semeador”
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos aos 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, que poderia ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa?

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: