Página Inicial / Notícias do Estado / 21 notícias falsas sobre saúde que muita gente acha ser verdade

21 notícias falsas sobre saúde que muita gente acha ser verdade

Atualmente, a gente se depara com notícias falsas o tempo todo – são as chamadas fake news. O problema é que muitas delas são repassadas adiante, como se fossem verdadeiras.  Aproveitamos para esclarecer algumas mentiras que envolvem a nossa saúde. Vamos lá:

 

1- Ao engolir o chiclete, ele gruda no estômago

Ok, a goma de mascar não é para ser engolida mesmo. Mas se ela escorregar goela abaixo, nada de desespero: a estimativa é que sairá nas fezes em até 24 horas. Só não vale fazer disso um hábito – daí, sim, há risco de acúmulo.

 

2- Hipotireoidismo engorda

Não adianta colocar os quilos extras nas costas da doença. O hipotireoidismo não engorda pra valer. Existe uma facilidade, sim, para retenção de líquidos – o que pode acrescentar mais ou menos uns três quilos à balança. E perder peso fica mais complicado porque a condição desacelera o metabolismo. Mas, ao tomar remédio, essa dificuldade acaba.

 

3- Uma dieta detox auxilia na eliminação de toxinas

O modismo é considerado um comportamento sem fundamentação científica. Isso porque rins, fígado, pulmões e pele já compõem um sistema sofisticado para debelar impurezas do organismo.

É possível, sim, que os rins fiquem sobrecarregados se um indivíduo abusar de proteínas e sal ao longo da vida. Mas não é uma dieta de poucas semanas que vai modificar o quadro.

Quem investir numa dieta detox pode mesmo notar um melhor funcionamento do corpo. Mas isso está ligado ao fato de que a alimentação passa a ser mais saudável.

Ora, trocar uma batata frita por um suco verde sempre fará bem. Só não dá para acreditar que isso vai ocasionar uma maior eliminação de toxinas.

 

4- Tomar friagem com cabelo molhado dá dor de garganta

Olha, esse hábito não é bacana realmente – mas não tem nada a ver com a possibilidade de a garganta raspar ou de uma febre dar as caras. O problema é o choque térmico que, se for muito intenso, pode levar a desfechos raros e sérios (como uma parada cardíaca).

 

5- Vacina causa autismo

Nada disso. O boato ganhou força com um artigo forjado por um médico britânico que associava o autismo ao uso da vacina tríplice viral na infância. Mas a história foi desmentida e o autor da lorota – bem perigosa, diga-se de passagem – perdeu seu registro profissional.

 

6- Mamografia eleva o risco de câncer de tireoide

Em um vídeo que circulou na internet, uma mulher informava que o badalado médico Drauzio Varella havia dado um alerta: os profissionais responsáveis pela mamografia, importante exame para flagrar o câncer de mama, não ofereciam às mulheres um protetor para a tireoide. O resultado é que a glândula ficaria suscetível aos efeitos da radiação, o que causaria tumores na região.

O médico desmentiu a informação – ele nunca deu declaração parecida. Fora que os raios emitidos na mamografia atingem sobretudo os seios — a dose que se espalha para outras regiões é considerada insignificante.

Não estamos dizendo que a radiação é isenta de danos. Em excesso, exames que usam raio-x podem, sim, provocar câncer. Mas o fato é que a mamografia, quando bem prescrita, oferece muito mais benefícios do que riscos.

Em resumo, siga a recomendação do seu médico quanto ao checkup contra o câncer de mama.

 

7- Cerveja preta turbina a produção de leite

As mamães cervejeiras que nos perdoem, mas precisamos dizer: esse ensinamento antigo é uma baita furada. O que a mulher precisa mesmo nessa fase é de uma alimentação rica em frutas, leite de vaca e muita, muita água. E zero cerveja.

 

8- Tomar leite direto da vaca é excelente

Não arrisque. Só pela aparência, é impossível ter certeza se a bebida está livre de bactérias perigosas, como a da tuberculose. Se quiser beber o leite direto do animal, tem que ferver antes.

 

9- Quanto mais vezes escovar os dentes, melhor

Acredite: a obsessão pelo hálito fresco pode cobrar um preço caro. Quem realiza a escovação muito mais de três vezes por dia corre risco de ver o esmalte dentário passar por um processo de deterioração.

Daí, fica mais propenso a sofrer de sensibilidade – quando itens gelados, quentes ou doces causam aquela espécie de choque ao entrarem em contato com os dentes, sabe?

 

10- Lugol previne contra câncer na tireoide

A fama desse medicamento foi construída na internet e, logo, muita gente o levou para a vida real. Só que não há nenhuma comprovação científica a favor de seu uso.

A realidade é que esse remédio pode mesmo é prejudicar a tireoide. Isso porque é uma bomba de iodo. Para ter ideia, uma gota de lugol 5% concentra cerca de 6 mil microgramas da substância. É 40 vezes mais do que um adulto precisa.

 

11- Esmaltes escuros deixam as unhas mais fortes

O tão alardeado truque não passa de um mito. A única diferença entre tons claros e escuros é a presença de pigmentos. De resto, a fórmula é exatamente a mesma.

 

12- Comer carboidratos à noite engorda

Você evita um prato de macarrão depois das 18 horas com medo de ganhar peso? Não precisa ter medo disso, não. Um estudo já chegou a mostrar que comer carboidratos nesse período até ajuda a aplacar a fome no dia seguinte.

E é válido ressaltar que os principais responsáveis pelo aumento da cintura são ingestão exagerada de calorias em geral, alimentação desequilibrada e sedentarismo.

O primordial, ao montar o prato, seja de dia ou à noite, é contemplar todos os macronutrientes – gorduras, carboidratos e proteínas – e de forma comedida.

 

13- Usar boné causa a perda de cabelo

Se você escutar por aí que o acessório contribui para o surgimento de caspa e a quebra dos cabelos, vá lá: isso pode acontecer mesmo. Mas não faz sentido ligar o boné à calvície. Ele não faz os fios se desprenderem do couro cabeludo.

 

14- Manga com leite faz mal

Esse mito, passado de geração em geração, começou lá atrás, no Brasil colonial. Os senhores do engenho não queriam que os escravos tomassem leite, um item caro na época. Por outro lado, não faltava manga em nosso território. Daí, surgiu essa lorota de que misturá-los não cairia bem para o estômago.

 

15- Bolo quente dá dor de barriga

Quanta vezes você não foi seduzido por aquele cheirinho de bolo recém-saído do forno, mas teve que esperar a receita esfriar porque comê-lo daria um revertério na barriga?

Bem, da próxima vez, pode pegar seu prato e se servir. Segundo os médicos, o receio não tem sentido.

Quando a comida passa pelo esôfago, o corpo já se adapta à sua temperatura. O resto do aparelho digestivo nem percebe se o alimento está quente ou frio. Só não vá queimar a língua!

 

16- Videogame faz mal

Ele foi encarado como vilão por muito tempo. Mas não há motivos para isso. Pesquisas apontam que, na verdade, os jogos eletrônicos fazem bem ao cérebro, já que dão força no combate e na recuperação de condições como depressão, autismo, TDAH e estresse pós-traumático.

Além disso, há videogames ativos, com jogos que exigem movimentação do usuário – esses podem até ser coadjuvantes na perda de peso. Mas, claro, apesar das vantagens associadas ao uso da tecnologia, convém não abusar.

 

17- Água com açúcar nos deixa mais calmos

O ingrediente adocicado até induz a liberação de serotonina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar. Só que essa reação não acontece de um minuto para o outro. Para dar aquela acalmada nos ânimos, compensa mais investir em um chá de camomila.

 

18- A posição sexual pode facilitar a gravidez

Se o intuito for engravidar, não adianta fazer malabarismos na cama, como colocar as pernas para cima para facilitar a viagem do esperamtozoide até as trompas. O deslocamento dele até lá depende é das contrações uterinas – ou seja, a posição sexual não influencia no sucesso da empreitada. Dá para fazer bebê até se o sexo rolar de pé.

 

19- Creme dental é uma maravilha contra queimaduras

Ba-le-la. Nada deve ser aplicado sem orientação de um médico – isso vale para clara de ovo, borra de café, manteiga e por aí vai.

Os efeitos de certos ingredientes podem até piorar a situação. No caso da pasta de dente, há sofrimento na hora de aplicar o produto e, depois, no momento de tirá-lo da pele sensibilizada.

 

20- Só utilizamos 10% da nossa capacidade mental

Nada disso. Em algum momento do dia – incluindo o sono – todos os nossos neurônios estão ativos. Esse dado aí surgiu de interpretações errôneas de evidências científicas. A verdade é que nosso cérebro demanda muita energia. Não faria sentido, portanto, usarmos só uma porçãozinha dele.

 

21- Pimenta favorece o aparecimento de hemorroida

Se gosta do tempero, pode usá-lo numa boa. O alimento em si não causa hemorroida. Só é bom maneirar quando o problema já está instalado, pois a pimenta tem ação vasodilatadora e irrita as mucosas. Com isso, pode aumentar o desconforto.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:21 notícias falsas sobre saúde que muita gente acha ser verdade
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Ponte Preta vence o Criciúma por 1 a 0

Compartilhar com WhatsApp A Ponte Preta alcançou a primeira vitória na Série B 2018. No …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: