Notícias do Estado

Barra do Garças: peregrinos lotam Parque Estadual da Serra Azul durante feriado santo

Fieis de toda a região do Araguaia realizaram na sexta-feira Santa (30.03) a subida dos 1.204 degraus da escadaria da fé até o mirante do Cristo Redentor no Parque Estadual da Serra Azul (Pesa) em Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), para realizar orações, fazer pedidos de curas, milagres e pagar promessas.

 

A movimentação no Parque foi intensa. Desde às 06h já havia um número significativo de romeiros se encaminhando para a entrada da escadaria, com o objetivo de cumprir uma tradição do município de mais de 50 anos.

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Polícia Militar e da Força Aérea, além dos Brigadistas da Aliança da Terra e voluntários da Associação dos Amigos dos Animais fiscalizou a movimentação no parque. Já o Corpo de Bombeiros prestou auxilio para aqueles que tinham algum tipo de dificuldade na subida.

Segundo a Gerente do Parque, Cristiane Schnepfleitner, o evento foi possível graças ao esforço das instituições envolvidas na organização e condução da peregrinação, buscando essencialmente a segurança das pessoas e a proteção do Parque. O evento se tornou realidade graças a uma parceria entre a Sema, por meio da gerência do Parque, e da prefeitura de Barra do Garças.

Na avaliação do secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, a adesão ao evento demonstra a importância que a Unidade de Conservação tem no dia a dia da população local. “O contato do cidadão com a natureza é fundamental para que ele nos auxilie na preservação e por isso foi feito todo o esforço para que os peregrinos pudessem cumprir a peregrinação no Parque, algo que já está arraigado na cultura da região”.

 

Serra Azul

O Parque Estadual da Serra Azul possui 11 mil hectares, localiza-se nos municípios de Barra do Garças e Araguaiana e está inserido no bioma cerrado. Possui diversas espécies da flora e da fauna endêmicas, destacando a espécie de peixe denominada Astyanax xavante. Foi criado pela Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994, por iniciativa popular, como uma das 46 unidades de conservação do Estado.

Com a proposta de oferecer segurança aos visitantes e cumprir as recomendações do MPE, a Sema executou a reforma da guarita da entrada principal e toda a reestruturação da área da escadaria e do Mirante do Cristo Redentor.

A unidade de conservação (UC) foi fechada em agosto de 2014 em razão de uma notificação recomendatória do MPE, depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área.

De 2014 até a presente data a Sema, por meio da Gerência Regional, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso- Comarca de Barra do Garças, vem desenvolvendo ações para a reabertura da UC. Em dezembro de 2017 foi reaberta a entrada ao Parque via Escadaria da Fé, após o término da construção da guarita, melhorias na escadaria e revitalização dos Mirantes do Cristo Redentor e da Nossa Senhora. Até o dia 19 de março foram registrados 41.465 visitantes.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Barra do Garças: peregrinos lotam Parque Estadual da Serra Azul durante feriado santo
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: