Notícias do Estado

Seaf finaliza matriz do Plano Estadual de Economia Solidária

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), está concluindo a elaboração do Plano Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso, que deverá ser apresentado para a sociedade civil organizada até o final de maio.

 

Fazem parte das atividades da economia solidária, iniciativas de projetos produtivos coletivo como associativismo e cooperativismo, redes de produção, cooperativas de reciclagem, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, que dinamizam as economias locais dos municípios.

 

A construção desde inédito plano já era uma demanda antiga da sociedade e dessa forma, foi debatida de forma democrática por meio de oficinais regionais em sete territórios de cidadania do estado: Cuiabá, Tangará da Serra, Juína, Cáceres, Confresa, Colíder e Barra do Garças.

 

A assistente social da Seaf, Cenira Evangelista, comentou sobre os esforços e diversas reuniões, tanto na capital quanto no interior, para que este plano seja democrático, representando a realidade da economia solidária de Mato Grosso.

 

Além disso, o Governo realizou por meio da consultoria da empresa Travessia, o diagnóstico da economia solidária mato-grossense, que será apresentado no dia do lançamento do Plano. O texto base da matriz do Plano Estadual de Economia Solidária já foi finalizada e aprovada pelo Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol), criado pela Seaf em 2016.

 

“Este é um convênio que estava quase perdido quando assumimos a Seaf, fizemos gestão e agora uma das metas já está sendo cumprida que é a entrega do inédito Plano Estadual de Economia Solidária, discutido em todas as regiões, com contribuição de diversos atores que já trabalham neste segmento e é uma alegria para o Estado, criar o Conselho Estadual de Economia Solidária e apresentar o Plano”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

 

A elaboração do plano, é uma das ações do convênio 774178/2012, resgatado pela Seaf e firmado entre o Governo e o Ministério de Trabalho e Emprego, no valor de R$ 1.929.000,00.

 

São metas deste convênio: Elaboração do plano estadual da economia solidária, fomento e assessoria técnica às entidades de apoio e empreendimentos solidários para organização de feiras populares e de pontos fixos de comercialização, capacitar técnicos para prestar assessoria em análise de viabilidade econômica e comercialização aos empreendimentos da economia já existentes e apoiar novos empreendimentos e a revitalização do Centro de comercialização da Economia Solidária, no centro de Cuiabá.

 

Contribuíram com a Seaf na finalização da matriz do Plano, os membros do Conselho Estadual de Economia Solidária, UFMT, IFMT, Setas, Unemat e Seplan.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Seaf finaliza matriz do Plano Estadual de Economia Solidária
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COLUNISTA | DANNY BUENO

PERGUNTINHA DO MÊS:

A prefeitura enviou um projeto de adequação dos valores do IPTU dos imóveis do município e pede que os vereadores aprovem antes do final do ano para ser implementado o aumento já em 2019, você é foi informado sobre esse aumento? Se não, o que acha da forma como a prefeitura está pretendendo proceder com esta questão?

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

Nenhum Banner adicionado

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */