Notícias do Estado

Produção de carne em Mato Grosso é discutida com parlamentares europeus

O governador Pedro Taques recebeu, nesta quinta-feira (05.04), membros do Parlamento Europeu para discutir o modelo produtivo da carne em Mato Grosso. Secretários de Estado e entidades ligadas à pecuária também participaram do encontro, realizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

“Passamos a manhã toda discutindo com nossos técnicos e com os parlamentares europeus para que eles pudessem tirar todas as dúvidas a respeito da nossa produção”, explicou o governador.

O Estado é responsável por 25% de todas as fazendas do Brasil habilitadas a exportar carne para a União Europeia, segundo o diretor executivo da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, que ressaltou que a discussão é válida, pois o tema trata de sanidade animal e de consumo humano.

“Ficamos satisfeitos com a visita para conhecer o modelo produtivo de Mato Grosso, a maneira como fazemos o controle sanitário e como é compartilhada a responsabilidade entre o Governo do Estado, Governo Federal e produtores. Isso dá tranquilidade e transparência para todos”, afirma Vacari.

No encontro, o Parlamento Europeu aproveitou para tirar dúvidas a respeito da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado.

“A operação Carne Fraca tratou de corrupção no sistema de inspeção. Não foi um problema de qualidade do produto. Dos 11 mil agentes federais do Ministério da Agricultura, apenas 30 foram investigados e somente cinco foram afastados. Dos cinco mil estabelecimentos comerciais com inspeção federal do Brasil, apenas 20 foram investigados e apenas três interditados. Nenhum destes agentes e nenhuma destas indústrias são de Mato Grosso, o que mostra nosso comprometimento com a qualidade e com a produção sustentável no Estado”, explicou o diretor à comitiva.

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Daniela Soares, explicou que, do total de 105 mil propriedades rurais de Mato Grosso, apenas 455 estão habilitadas á exportação para a União Europeia.

“Temos hoje, dentro dessas 455 propriedades, mais de cinco milhões de cabeças. Ontem a comitiva teve a oportunidade de conhecer dois desses locais, duas das maiores que exportam para a União Europeia. Lá, conseguiram verificar toda a qualidade, tanto do rebanho, quanto sanitária, e os controles feitos pelo produtor rural e pelo serviço oficial. Saíram de lá satisfeitos com o que viram, porque realmente o Estado está cumprindo a legislação na prática.”



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Produção de carne em Mato Grosso é discutida com parlamentares europeus
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos aos 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, que poderia ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa?

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte