Página Inicial / Notícias do Estado / Curso de ensino superior da PCE recebe 300 livros para biblioteca

Curso de ensino superior da PCE recebe 300 livros para biblioteca

A turma de reeducandos da Penitenciária Central do Estado que cursa Administração Pública na modalidade à distância, pela Universidade Federal de Mato Grosso, recebeu nesta terça-feira (10.04) livros que vão compor a biblioteca básica do curso. Foram entregues aproximadamente 300 exemplares adquiridos pelo Conselho da Comunidade de Cuiabá.

O projeto que está proporcionando ensino superior a um grupo de 15 reeducandos da maior unidade prisional do Estado nasceu graças à mobilização de servidores da penitenciária. A iniciativa, que recebeu o nome de Liberdade de Direito e de Fato, foi aprovada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com apoio de diversos parceiros, como o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Fundação Nova Chance e Associação dos Servidores da PCE.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, explica que os reeducandos do projeto que conseguirem progressão de regime, poderão terminar o curso num polo de EaD da universidade federal. “Este projeto foi a união de vários parceiros que se empenharam na ideia e batalharam para concretizá-la. Nossa expectativa é que essa ideia se estenda a outras unidades do Sistema Penitenciário estadual”, observou o gestor.

O diretor da penitenciária, Revetrio Francisco da Costa, destaca que a turma de ensino superior será um exemplo e estímulo para outros reeducandos da unidade. “Todos podem progredir e ter um futuro melhor. Para estimular essa mudança que começa pela educação e o trabalho vamos ampliar na unidade as salas de aula para atender mais custodiados que desejam estudar”, afirmou.

 

O curso de Administração Pública funciona em uma sala da penitenciária, totalmente reformada para receber o mobiliário e computadores necessários para as aulas. A biblioteca técnica é uma das exigências do Ministério da educação para o funcionamento de um curso de ensino superior.   As aulas começaram no mês de dezembro de 2017, após os reeducandos passarem por um vestibular especial da UFMT.

Nelson Alves Junior é um dos reeducandos do curso e ficou em segundo lugar no vestibular. Ele viu na penitenciária a oportunidade de terminar o ensino médio e conseguir uma chance de ir adiante. “Aqui com a Escola Nova Chance consegui concluir os estudos e chegar até aqui. Minha meta é concluir e ter uma nova vida quando sair”, afirmou Nelson que é eletricista de formação.

Participaram da entrega dos livros do projeto os juízes da Vara de Execução Penal de Cuiabá, Geraldo Fidélis e Jorge Tadeu; presidente da Fundação Nova Chance, Dinalva Oriede; presidente do Conselho da Comunidade, Silvia Tomaz, superintendentes penitenciários, Gilberto Carvalho e João Fernando Feitoza, coordenadora pedagógica da PCE, Roselvira Serpa; presidente da Associação de Servidores da PCE, professores da UFMT, defensor público André Rossignollo e o promotor Rubens de Paula.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Curso de ensino superior da PCE recebe 300 livros para biblioteca
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Projeto de R$ 1 bi obtém licença prévia e pode gerar mais de 1.500 postos de trabalho

Compartilhar com WhatsApp A Nexa Resources (ex-Votorantim Metais) obteve a licença prévia/LP, expedida pela Secretaria …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: