G1 Mato Grosso Ministério da Saúde Morte Mortes Mulher & Família Municipios Notícias do Estado Saúde Saúde Pública Sem categoria Últimas Últimas Notícias

Começa hoje (23/40, a Campanha Nacional de prevenção contra gripe influenza, H1N1 e H3N2

A meta, segundo o Ministério da Saúde, é imunizar 54,4 milhões de pessoas, que fazem parte do grupo considerado “mais suscetível” ao agravamento de doenças respiratórias.

(Até 14 de abril deste ano, o governo já registrou 392 casos de influenza em todo país, com 62 mortes. Com 8 óbitos, o estado de Goiás antecipou a imunização, que começou no último dia 13 de abril).

Veja quem deve tomar a dose que, neste ano, protege contra 3 tipos de vírus da gripe, o público-alvo para receber as doses gratuitamente no SUS:

– Pessoas a partir de 60 anos
– Crianças de seis meses a cinco anos
– Trabalhadores da área de saúde
– Professores das redes pública e privada
– Mulheres gestantes e puérperas
– Indígenas
– Pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
– Profissionais do sistema prisional
– Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza
* (A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo).

Vacina da gripe
A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 (Evolução da H1n1) e influenza B.

Para o ministério, o acréscimo da proteção contra o H3N2 acontece após a infecção de 47 mil pessoas no hemisfério norte, em janeiro, mas no Brasil, segundo Carla Domingues, coordenadora-geral do programa de imunização do ministério, “não há nenhuma evidência que teremos uma circulação forte do H3N2”.

 

Dia D
O Ministério da Saúde confirmou também que o Dia D será no próximo dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional. No dia, os 65 mil postos de vacinação do país estarão em funcionamento. A meta, segundo o ministro Gilberto Occhi, é distribuir 100% das doses para todo o público-alvo e, se eventualmente houver uma sobra de vacina, as demais pessoas serão imunizadas.

Distribuição
O Ministério da Saúde adquiriu apenas 60 milhões de doses da vacina que serão entregues em etapas aos estados. A previsão do governo é de 25 milhões delas já estariam à disposição no início da campanha.

Regiões “priorizadas”

– A Região Centro-Oeste receberia 60% das doses de vacina.
– No mesmo período, a previsão é de que a Região Sul teria 54% do total.
– A Região Norte deve receber 50% do número de doses.
– Já no Sudeste e Nordeste a porcentagem prevista de entrega das doses é de 36% e 35%, respectivamente.

Casos confirmados
No ano passado (2017), o país confirmou 394 casos confirmados de contaminação por uma das três variações da influenza. Ao todo, segundo a Saúde, 66 pessoas morreram.

Já em 2018, até o mês de Abril,dos 392 casos de influenza registrados em todo país, 62 resultaram em óbitos. Do total, 190 casos e 33 mortes foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2 foram 93 casos e 15 mortes.

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você acredita que houve excessos e abuso de autoridade no fato do comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Alta Floresta ter desconsiderado a autorização de entrada da funcionária, invadido a emissora de TV e agredindo-a apertos e empurrões ou ele apenas estava agindo dentro dos limites que a sua condição de oficial membro da polícia militar lhe permite agir?

VIPS EM DESTAQUE – Direto do Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username

Anúncios & Publicidades

%d bloggers like this: