Notícias do Estado

Parto adequado contribui para bem-estar da mãe e do bebê

As vésperas do Dia das Mães, um dos momentos mais simbólicos da maternidade vem sendo, cada vez mais, pauta de discussões entre especialistas e a sociedade: o parto. Um procedimento adequado pode evitar problemas de saúde para as gestantes e para os bebês e a Unimed-BH tem investido no atendimento respeitoso e na assistência de qualidade.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o elevado número de cesarianas no País coloca o Brasil em 2º lugar no mundo em percentual desse tipo de parto (o 1º é a República Dominicana). Ainda segundo o Unicef, a maioria dos partos cirúrgicos é realizada em situações de baixo risco e as mulheres expostas, desnecessariamente, aos riscos desse procedimento.

“O melhor momento, independentemente da via, é quando a mulher entra em trabalho de parto. Portanto, é a criança quem determina se está pronta para nascer. O natural, de forma fisiológica e com o mínimo de intervenções, é o mais adequado. Ele é mais seguro para o bebê, reduz o risco de hemorragia, o índice de infecções e favorece a recuperação”, informa o ginecologista e obstetra da Unimed-BH, Paulo Tarcísio Pinheiro da Silva.

O especialista esclarece, ainda, que a cesariana também pode ser adequada e salvar vidas quando bem indicada. “Em algumas situações, ela é necessária, como pré-eclâmpsia grave, sofrimento fetal, diabetes ou a desproporção da pelve materna, por exemplo. O ultrassom pode auxiliar na definição da via mais adequada, mas a cesariana apenas a pedido é um desfavor para as mulheres, que precisam ser melhor informadas, inclusive em relação a alguns mitos”, explica.

Medo da dor e falta de informação

Paralelamente aos mitos, algumas mulheres têm medo de sentir dor, mas existem mecanismos para amenizá-la, como a anestesia e os métodos não farmacológicos. A Maternidade Unimed-BH – Unidade Grajaú, por exemplo, que faz parte do projeto Parto Adequado, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), incentiva o parto normal por meio de uma infraestrutura física adequada e de uma equipe multidisciplinar.

O Hospital oferece quartos PPP (pré-parto, parto e puerpério), com banheira, cama reclinável, bola de Bobath e todos os equipamentos necessários para monitoramento da gestante e do bebê. Neles, a família pode acompanhar a parturiente, e, além disso, uma equipe com obstetra, pediatra, anestesista, enfermeiras e doulas presta a assistência, tudo para tranquilizar as grávidas e contribuir para um nascimento natural, respeitoso e saudável do ponto de vista clínico e emocional.

A consultora de eventos, Viviane Leite Rocha, recebeu o filho Bruno em um dos quartos da Maternidade Unimed-BH – Unidade Grajaú e conta que sentia muito medo do parto normal. Suas chances de engravidar eram baixas, por conta de uma endometriose, e hoje diz que sua experiência com a gravidez foi um milagre, do início ao fim.

“Eu cheguei ao pré-natal pedindo pela cesariana, pois tinha pânico de sentir dor e também pouca informação. Meu médico me explicou os benefícios do parto normal e esclareceu que a definição da melhor via seria do meu corpo, e não uma escolha. Tudo contribuiu, de fato, para que fosse normal, recebi as orientações da doula e pude estar acompanhada pelo meu marido e minha irmã. O momento foi muito especial e a recuperação foi impressionante”, conta. Bruno já está com cinco meses e ela deseja outro filho no futuro.

“Agora eu chegaria à segunda gestação torcendo pelo normal, me tornei uma incentivadora dele junto às outras mulheres”.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Parto adequado contribui para bem-estar da mãe e do bebê
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DIDA PIRES (PPS)
    "A partir de agora estarei acompanhando de perto todos os passos das licitações do setor de obras e irá contabilizar cada "arruela" que for ou não utilizada no município".
  • ELISA GOMES (PDT)
    “Nos chama atenção e nos deixa extremamente preocupados é com os valores de referências dos produtos que estão sendo licitados".
  • EMERSON MACHADO (MDB)
    "Além dos preços estarem mais elevados, em caso de compras grandes, qualquer leigo sabe que o poder de compra é maior, quanto mais se compra mais desconto se ganha... os preços deveriam estar sendo negociados por valores bem menores."

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você acredita que houve excessos e abuso de autoridade no fato do comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Alta Floresta ter desconsiderado a autorização de entrada da funcionária, invadido a emissora de TV e agredindo-a apertos e empurrões ou ele apenas estava agindo dentro dos limites que a sua condição de oficial membro da polícia militar lhe permite agir?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS E & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: