Notícias do Estado

Cidadania é brincadeira levada a sério na 5ª edição da Semana da Transparência

Aprender os valores da cidadania pode ser um assunto complexo para os pequenos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, mas pela tradicional Semana da Transparência, a temática ganha novas formas, uma didática mais lúdica e muito dinamismo. Encerrada nesta quinta-feira (10), a iniciativa realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral do Município, trouxe novos ensinamentos para os estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino. As lições foram marcadas por um tour pelo Palácio Alencastro, pela eleição do prefeito mirim, além de atividades diversas que abordaram o bem-estar animal, as leis de trânsito, além dos perigos do mosquito aedes aegypti.

“Tivemos uma semana de muito aprendizado e novamente conseguimos alcançar nosso propósito de propagar a importância do controle social ainda na infância, com instrumentos interativos que facilitem a compreensão dos pequenos. Uma oportunidade única de vivenciar um pouco da administração pública, esta iniciativa reforça o compromisso da Controladoria de envolver a população no trabalho realizado interna e externamente, dando todos os subsídios para que eles se tornem agentes fiscalizatórios da gestão municipal, monitorando a forma como seus recursos são gastos. Com uma proposta inovadora e participativa, princípios éticos e morais foram aplicados no contexto vivido pelas crianças, de forma que elas consigam visualizar que fazer a diferença começa dentro de casa e da escola. Sabemos que todas essas sementes plantadas ao longo desses últimos dias frutificarão grandiosamente, afetando naturalmente as futuras áreas de convívio que eles terão com o passar dos anos”, afirmou Marcus Brito, controlador-geral do Município.

Este impacto a longo prazo também já foi percebido pelos professores que acompanharam os pequenos alunos pelos corredores do Palácio, nesta semana. Para a professora Elke Maria, da EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira, a visita serviu como uma extensão dos assuntos tratados em sala de aula e ajudou os participantes a dimensionar não apenas as competências correspondentes a um poder público municipal, bem como suas respectivas posturas e comportamentos no dia a dia. A regente do 4º ano A da unidade ainda refletiu sobre a contribuição da Semana no processo de amadurecimento pessoal de cada um.

“Até então, eles não conseguiam compreender com tamanha proporção o quão importante é o trabalho feito por uma prefeitura. Em se tratando dos princípios éticos, ficou muito mais visível e claro perceber essas convicções em exemplos aplicáveis em sua rotina. A didática simples atuou categoricamente na construção cidadã das nossas crianças e eu estou encantada por ter tido essa oportunidade de estar aqui pela primeira vez. Como professora, percebo o tamanho dos reflexos que essa iniciativa corajosa exercerá na vida deles. Além de ser uma experiência educacionalmente enriquecedora, é também um momento único, onde eles puderam compreender que o poder para mudar está também nas mãos deles, em suas atitudes e nas futuras decisões que tomarão. Tudo isso já gerou uma marca no coração de cada um, que deixou a Prefeitura com a lembrança de um dia inesquecível”, pontuou a gestora.

As memórias da aula de campo já são evidentes na pequena Isabele Araújo do Nascimento, 9, que se entusiasmou com as perguntas feitas no Salão Nobre do município e se divertiu com a dupla de palhaças educativas da Jocum – Jovens Com Uma Missão. Animada para compartilhar tudo o que viu com seus pais, ela compartilhou alegria que a Semana da Transparência lhe proporcionou. “Aprendi muita coisa e eu adorei as lições que as tias da Controladoria ensinaram. Foi uma experiência muito boa e gostei de saber sobre as leis de trânsito e a importância de cuidarmos dos cachorrinhos e gatinhos, não abandonando e nem maltratando nenhum deles”, disse.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Cidadania é brincadeira levada a sério na 5ª edição da Semana da Transparência
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Apesar da legalidade, você acha correto os vereadores saírem de férias (recesso) de meio de ano, por 30 dias, com a cidade de Alta Floresta praticamente abandonada as moscas com problemas no setor da saúde e de obras, tais como: queimadas, poeira nos bairros, ruas esburacadas, falta de remédios, falta de médicos, semáforos que não funcionam, maquinário quebrado, caminhões quebrados, coleta de lixo deficiente, lixão a céu aberto, perda de verbas estaduais para o município e tantas outras mazelas que assolam a nossa cidade?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: