fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

NOTÍCIAS DO ESTADO

Silval é condenado a 14 anos de prisão

(Last Updated On: 13 de maio de 2018)

O ex-governador Silval Barbosa foi condenado a 14 anos, 2 meses e 20 dias na ação penal resultante da Operação Sodoma 2 e 3, que investigou esquemas envolvendo a cobrança de propina a empresários em troca da concessão de contratos com o Estado. A sentença foi proferida ontem, quinta-feira (10), pelo juiz Marcos Faleiros da Silva, responsável pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá.

No total, o magistrado condenou 15 denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE). Além de Silval, também foram condenados o ex-deputado estadual José Riva, o ex-secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf, o ex-prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães, assim como Bruno Sampaio Saldanha, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, Antônio Roni de Liz, Evandro Gustavo Pontes da Silva, Cesar Roberto Zílio, Silvio Cezar Correa Araújo, Pedro Elias Domingos de Mello, José de Jesus Nunes Cordeiro, Tiago Vieira de Souza Dorileo e Fabio Drumond Formiga.

A sentença ainda absolveu o ex-secretário de Fazenda, Marcel Souza de Cursi e a ex-assessora da Fecomércio, Karla Cecília Oliveira Cintra.

Por conta da colaboração premiada que firmou com a Procuradoria Geral da República (PGR), o ex-gestor cumprirá a pena em regime prisional diferenciado, após o trânsito em julgado do processo.

o ex-governador cumprirá três anos e seis meses em regime domiciliar diferenciado, com tornozeleira eletrônica, sendo que seria descontado desde tempo os quase dois anos que já ficou preso no Centro de Custódia da Capital. Durante outros dois anos e seis meses, o ex-governador ficaria preso em regime semiaberto, com tornozeleira, ficando proibido de sair de casa das 22h às 6h. No restante da pena, o regime de cumprimento seria o aberto, sem tornozeleira, devendo apenas “comparecer mensalmente ao juízo da execução para justificar as atividades e endereço”. Além disso, durante todo o cumprimento, Silval poderá pedir a redução da pena pelos dias trabalhados.

Já o ex-deputado José Riva foi condenado a 13 anos e quatro meses de reclusão, que será cumprida incialmente em regime fechado. Da detenção ao aberto, acontecerá ao pagamento de 400 dias-multa. Ele irá aguardar em liberadade o trânsito da sentença.

Para os demais acusados as penas chegam a quase 12 anos para cada um.

SODOMA – Na 2ª fase da “operação Sodoma” a Delegacia Fazendária (Defaz) identificou a compra de um terreno de R$ 13 milhões na avenida Beira-Rio, em Cuiabá. Conforme as investigações, a área foi adquirida pelo ex-secretário César Zílio com recursos de propina paga por empresários, entre eles Willians Mischur, proprietário da Consignum que atuava no mercado de empréstimos consignados para servidores públicos desde 2008.

Mischur firmou termo de colaboração com o Ministério Público, e revelou que pagava R$ 500 mil de propina ao grupo político que comandava o Estado para manter o contrato. Ele citou que discutiu a propina com o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e que repassava os valores para Zílio e, posteriormente, Pedro Elias Domingos.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Silval é condenado a 14 anos de prisão
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 19 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook