fbpx
NOTÍCIAS DO ESTADO

10 coisas que você não sabia sobre cuidados com a pele ao redor dos olhos

(Last Updated On: 16 de maio de 2018)

Se os olhos são a janela da alma, a moldura deles, por sua vez, é uma área delicada, que pode ser a primeira do rosto a apresentar sinais do envelhecimento. “Além de ser uma pele sensível, embaixo dela há uma musculatura acionada constantemente para movimentar as pálpebras. Por isso ela enruga tanto”, explica Betina Stefanello, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Veja a seguir fatos importantes sobre essa região do rosto – e como garantir que ela esteja sempre bonita e saudável:

 

1. Ela tem muitos vasinhos
Para irrigar os olhos, um complexo sistema de microvasinhos sanguíneos se esconde embaixo da pele. Quando a hemoglobina (um proteína do sangue) se deposita nas células dos arredores, por fatores como cansaço ou genética, olheiras arroxeadas podem surgir.

 

2. A pele é fina mesmo
É, aliás, a mais fina de todas do corpo humano. Por isso os vasos ficam tão aparentes, assim como as rugas. Falando nelas…

 

3. Não há idade específica para rugas e manchas aparecerem
Algumas pessoas podem apresentar mais cedo essas marcas. Assim, os dermatologistas recomendam que a região receba cuidados preventivos a partir dos 25 anos, pelo menos.

E nem precisa ser um creme anti-idade, que tem pouco efeito nessa faixa etária. Opte por hidratantes com antioxidantes como a vitamina C – não em grandes concentrações, vale dizer.

 

4. Cremes para o rosto não devem ser utilizados perto dos olhos
Certos ácidos e outros compostos dos hidratantes faciais e produtos de limpeza, como álcool, são potentes demais para a derme sensível do local. O ideal é usar loções específicas e aprovadas por oftalmologistas.

 

5. O sol faz estragos até maiores ali
Até 10% dos tumores de pele ocorre nas pálpebras, uma região menosprezada durante a aplicação do protetor. Sem contar que os raios solares provocam manchas e escurecimento embaixo dos olhos. O jeito é usar protetores específicos e os bons e velhos óculos escuros.

 

6. Os olhos ficam mais fundos no decorrer da vida
Não dá para cravar uma idade, mas, com o passar dos anos, o corpo passa a reabsorver as bolsinhas de gordura que sustentam a pele do rosto. Esse processo e a perda de massa óssea, que se intensifica a partir dos 40 anos, dão a impressão de que o olho está mais afundado. O processo é acelerado por um estilo de vida regado à cigarro, sol, estresse e maus hábitos.

 

7. A loção micelar está liberada
Esse produto, que faz sucesso nas prateleiras das farmácias, é recomendado pelos médicos pois sua formulação exclui componentes que podem irritar a derme, como álcool, sabão e parabenos. Também chamada de água micelar, ela tonifica e limpa os arredores, e pode ainda ser uma alternativa para tirar a maquiagem — o que nos leva ao próximo ponto.

 

8. Alguns demaquilantes estão proibidos, assim como dormir de maquiagem
Lenços demaquilantes e removedores mais oleosos não devem ser aplicados na área, pois podem irritar os olhos. Mas dormir de maquiagem também faz mal! Se não tiver um produto específico por perto, vá de água e algodão.

 

9. Os olhos denunciam quando algo está errado
Por causa da estrutura delicada, a região está sujeita a reações alérgicas e outras irritações provocadas pelo uso inadequado dos cosméticos. Fique atento à vermelhidão, coceira, ardência e descamação.

 

10. Nem todo tratamento estético ali é invasivo
Se você está incomodado rugas, olheiras ou outras manchas, converse com seu dermatologista. Há literalmente dezenas de opções de tratamento para essas questões e várias não envolvem agulhas.

Só se certifique de ser atendido por um profissional de confiança, porque há procedimentos contraindicados, como alguns tipos de peeling. Você tem, afinal de contas, o direito de dar uma renovada no visual, se assim quiser!

 

Fontes: Betina Stefanello, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Luciana de Abreu, dermatologista da Clínica Dr. André Braz, no Rio de Janeiro.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:10 coisas que você não sabia sobre cuidados com a pele ao redor dos olhos
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 18 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook