Notícias do Estado

O que é melanoma? Brasileiros desconhecem o câncer de pele mais letal

Divulgada em maio, Mês da Conscientização do Câncer de Pele, uma pesquisa do Instituto Datafolha – encomendada pela farmacêutica Bristol-Myers Squibb – revela que 78% da população brasileira entrevistada não sabe o que é melanoma. Os dados preocupam porque, apesar de ser um tipo menos comum de tumor de pele, ele é o que mais mata.

 

Então… o que é melanoma?
Trata-se de um câncer que se origina nos melanócitos, as células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele). Ele é especialmente perigoso porque tem uma capacidade considerável de se disseminar para outros tecidos do corpo. Ou seja, se não detectado precocemente, gera metástases que tornam o quadro mais sério.

 

De acordo com Agência Internacional de Pesquisa Sobre o Câncer (Iarc), da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 200 mil novos casos de melanoma são registrados por ano no mundo. No Brasil, a previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a de que 6 260 pessoas receberão o diagnóstico da doença em 2018.

 

Isso representa apenas 3% de todos os casos de câncer de pele. Porém, segundo dados do Inca, o número de mortes provocadas por melanoma (1 547) quase equivale ao de todos os outros tumores de pele juntos (1 769), o que reforça o conceito de ser uma enfermidade menos comum, porém muito mais perigosa.

 

O melanoma tem predominância em adultos brancos. A exposição ao sol e o histórico familiar também são fatores importantes. Entre os sintomas, destacam-se manchas na pele, feridas que não cicatrizam e pintas que mudam de aparência.

 

Se flagrado em estágio inicial, as chances de cura são consideráveis. E o recado positivo é que, nos últimos anos, surgiram armas que aumentaram bastante o tempo e a qualidade de vida mesmo dos pacientes com melanoma metastático (disseminado para outros órgãos do corpo). Esses medicamentos pertencem à imunoterapia.

 

Mais sobre a pesquisa
O estudo do Datafolha reuniu 2 077 brasileiros do país inteiro. Os respondentes, entrevistados pessoalmente, tinham mais de 16 anos e havia representantes de todas as classes econômicas.

 

Além de reportar um desconhecimento sobre o melanoma de forma geral, o levantamento mostra que a população não consegue identificar corretamente as causas da doença. O único vilão destacado pela maioria dos voluntários foi a exposição excessiva à radiação ultravioleta – 86% das respostas incluíram esse fator.

 

As menções a herança genética (36%), excesso de pintas no corpo (36%) e etnia (20%), importantes fatores de risco, ficaram abaixo do desejado. Aí que está: principalmente o pessoal que se encaixa em algum desses itens deveria conversar com um médico a respeito do problema.

 

Sobre os sintomas, 77% dos respondentes afirmaram que o melanoma pode se manifestar na forma de manchas na pele. Entretanto, não mais do que 39% citaram machucados na pele que não cicatrizam como outro sinal.

 

E, com falta de informação, a chance de detectar um câncer de pele nos seus primeiros passos cai bastante. Uma pena: como já dissemos, o diagnóstico precoce é uma das principais armas para se livrar do melanoma.

 

Por isso, não deixe de usar protetor solar, fique atento a qualquer pinta diferente na pele e consulte o dermatologista regularmente.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:O que é melanoma? Brasileiros desconhecem o câncer de pele mais letal
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DIDA PIRES (PPS)
    "A partir de agora estarei acompanhando de perto todos os passos das licitações do setor de obras e irá contabilizar cada "arruela" que for ou não utilizada no município".
  • ELISA GOMES (PDT)
    “Nos chama atenção e nos deixa extremamente preocupados é com os valores de referências dos produtos que estão sendo licitados".
  • EMERSON MACHADO (MDB)
    "Além dos preços estarem mais elevados, em caso de compras grandes, qualquer leigo sabe que o poder de compra é maior, quanto mais se compra mais desconto se ganha... os preços deveriam estar sendo negociados por valores bem menores."

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você acredita que houve excessos e abuso de autoridade no fato do comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Alta Floresta ter desconsiderado a autorização de entrada da funcionária, invadido a emissora de TV e agredindo-a apertos e empurrões ou ele apenas estava agindo dentro dos limites que a sua condição de oficial membro da polícia militar lhe permite agir?

ME SEGUE NAS REDES…

ANÚNCIOS E & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: