Notícias do Estado

PIB de Mato Grosso cresceu 11,2% em 2017

A economia de Mato Grosso apresentou um crescimento de 11,2% no ano de 2017, enquanto o desempenho estimado da economia nacional registrou 1,0% pelo Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE. Os resultados apurados estão no informe técnico PIB Trimestral do Estado de Mato Grosso – 4° trimestre de 2017 –, divulgado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT), nesta quinta-feira (17.05).

Na comparação do quarto trimestre de 2017 com o mesmo período do ano anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 1,2%, enquanto a atividade econômica nacional registrou aumento de 2,1%. Entre os setores que contribuíram para o comportamento da economia local no período estão a agropecuária (-7,9%), a indústria (6,7%) e serviços (3,7%).

Ao calcular o PIB Trimestral, Mato Grosso passa a ser o nono estado, além da própria União, que apresenta resultados mais imediatos da evolução da estrutura produtiva. O indicador antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo IBGE, responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

Entre os estados, novamente Mato Grosso apresentou a maior alta do PIB no acumulado de 2017 ao alcançar 11,2%.

Resultado por setores

Apesar da queda observada no setor agropecuário, influenciada pela produção de bovinos e aves, a atividade registrou um crescimento acumulado de 47,0% em relação ao ano anterior, impulsionado pela produção agrícola, em especial de soja; pela recuperação da produção de milho e boa participação do algodão no cenário nacional.

Já o resultado do desempenho do setor da indústria adveio da indústria de transformação, em particular da indústria de alimentos que processa a produção agrícola regional. Dentro deste setor a construção civil não obteve êxito no ano de 2017, sendo este o terceiro ano consecutivo de queda de desempenho.

A série trimestral de serviços fecha o quarto trimestre de 2017 alicerçado no desempenho do comércio e dos serviços de transporte, inerentes à escoação da produção agropecuária. Após dois anos de resultados negativos o setor encerra 2017 no positivo.

Crescimento: PIB x Receitas Arrecadadas

Enquanto o PIB de Mato Grosso cresceu 11,20% em 2017, a receita total cresceu apenas 5,20% e o ICMS 7,3% no mesmo período, ao passo que a despesa corrente apresentou um aumento de 11,40% e a despesa de pessoal 12,90%. Os dados constam no relatório do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso (Fiplan).

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento, Guilherme Müller, no ano passado se repetiu um cenário que já ocorreu outrora. “Em 2017 se repete o que acontece todos os anos, o PIB cresce sempre acima das receitas, significando que a economia é mais forte do que a capacidade de arrecadar, apesar do crescimento das receitas em Mato Grosso serem maiores do que em outros estados”, salientou.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:PIB de Mato Grosso cresceu 11,2% em 2017
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: