fbpx
NOTÍCIAS DO ESTADO

PIB de Mato Grosso cresceu 11,2% em 2017

(Last Updated On: 18 de maio de 2018)

A economia de Mato Grosso apresentou um crescimento de 11,2% no ano de 2017, enquanto o desempenho estimado da economia nacional registrou 1,0% pelo Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE. Os resultados apurados estão no informe técnico PIB Trimestral do Estado de Mato Grosso – 4° trimestre de 2017 –, divulgado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT), nesta quinta-feira (17.05).

Na comparação do quarto trimestre de 2017 com o mesmo período do ano anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 1,2%, enquanto a atividade econômica nacional registrou aumento de 2,1%. Entre os setores que contribuíram para o comportamento da economia local no período estão a agropecuária (-7,9%), a indústria (6,7%) e serviços (3,7%).

Ao calcular o PIB Trimestral, Mato Grosso passa a ser o nono estado, além da própria União, que apresenta resultados mais imediatos da evolução da estrutura produtiva. O indicador antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo IBGE, responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

Entre os estados, novamente Mato Grosso apresentou a maior alta do PIB no acumulado de 2017 ao alcançar 11,2%.

Resultado por setores

Apesar da queda observada no setor agropecuário, influenciada pela produção de bovinos e aves, a atividade registrou um crescimento acumulado de 47,0% em relação ao ano anterior, impulsionado pela produção agrícola, em especial de soja; pela recuperação da produção de milho e boa participação do algodão no cenário nacional.

Já o resultado do desempenho do setor da indústria adveio da indústria de transformação, em particular da indústria de alimentos que processa a produção agrícola regional. Dentro deste setor a construção civil não obteve êxito no ano de 2017, sendo este o terceiro ano consecutivo de queda de desempenho.

A série trimestral de serviços fecha o quarto trimestre de 2017 alicerçado no desempenho do comércio e dos serviços de transporte, inerentes à escoação da produção agropecuária. Após dois anos de resultados negativos o setor encerra 2017 no positivo.

Crescimento: PIB x Receitas Arrecadadas

Enquanto o PIB de Mato Grosso cresceu 11,20% em 2017, a receita total cresceu apenas 5,20% e o ICMS 7,3% no mesmo período, ao passo que a despesa corrente apresentou um aumento de 11,40% e a despesa de pessoal 12,90%. Os dados constam no relatório do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso (Fiplan).

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento, Guilherme Müller, no ano passado se repetiu um cenário que já ocorreu outrora. “Em 2017 se repete o que acontece todos os anos, o PIB cresce sempre acima das receitas, significando que a economia é mais forte do que a capacidade de arrecadar, apesar do crescimento das receitas em Mato Grosso serem maiores do que em outros estados”, salientou.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:PIB de Mato Grosso cresceu 11,2% em 2017
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 5 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook