fbpx
CUIABÁ DENÚNCIAS MINISTÉRIO DA SAÚDE NOTÍCIAS DO ESTADO SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em Mato Grosso já são 11 mortes confirmadas por gripe influenza

(Last Updated On: 31 de maio de 2018)

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde divulgou nesta quarta-feira, dia 30 de maio, o Boletim de monitoramento da gripe influenza em Mato Grosso com o registro de onze mortes confirmadas pela gripe influenza de um total de 40 casos confirmados da doença.

A Vigilância, juntamente com o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso) continuam investigando outros 334 casos suspeitos, cujos resultados deverão ser conhecidos em até 30 dias, informou Alessandra Moraes, coordenadora de Vigilância Epidemiológica.

Das onze mortes confirmadas, duas são por influenza A; quatro por H1N1; três por influenza A/H3 e duas por influenza B.

O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continua aumentando, já são 22 casos confirmados. “Os pacientes com essa síndrome se não forem tratados adequadamente podem ter um quadro de evolução para a gripe influenza”, alertou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES/MT.

Com a prorrogação do período da campanha nacional de vacinação para até o dia 15 de junho, a SES/MT acredita que as pessoas do grupo prioritário que ainda não foram se vacinar terão mais tempo para se programar para irem aos postos municipais de vacinação para se imunizar.

A vacina contra a gripe influenza é a única forma de imunização. A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem. A gripe é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida, se manifestando de forma mais ou menos grave.

Orientação

COMO SE PEGA: A pessoa infectada pode transmitir o vírus no período compreendido entre dois dias antes do início dos sintomas até cinco dias após os mesmos. A transmissão mais comum é a direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir e espirrar. Pode-se transmitir a doença pelo modo indireto, por meio do contato com as secreções do doente.

SINAIS E SINTOMAS: febre (> 38°C) com duração em torno de três (3) dias, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor nos músculos), calafrios, prostração, tosse seca, dor de garganta, espirros e coriza, pele quente e úmida, olhos hiperemiados e lacrimejantes, garganta seca, rouquidão e sensação de queimor retroesternal ao tossir, aumento dos linfonodos cervicais, sintomas gastrintestinais (diarreia), astenia (fraqueza) e náuseas.

PREVENÇÃO DE TRANSMISSÃO DA GRIPE: lavagem das mãos com frequência, em especial ao retornar para casa, antes de preparar e ao consumir qualquer alimento, antes de qualquer serviço, depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro; lavar os brinquedos das crianças com mesmo quando não estiverem visivelmente sujos; restringir contato de familiares portadores de doenças crônicas e gestantes com o doente; utilização de máscara pelo doente; evitar aglomerações de pessoas e ambientes fechados, em especial na época de epidemia; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (ate Cinco dias após o início dos sintomas); vacinação contra influenza para a prevenção da doença e suas consequências. A lavagem das mãos deve ser feita com utilização de sabão, lavando inclusive os espaços entre os dedos e os pulsos, durante no mínimo uns 15 segundos, enxaguando e secando com toalha limpa.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Em Mato Grosso já são 11 mortes confirmadas por gripe influenza
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 22 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook