Notícias do Estado

Prefeitura realiza 1º Fórum Comunitário voltado às políticas públicas para menores assistidos pela Assistência

Com foco no debate de temáticas sobre políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes da Capital, buscando melhorias das ferramentas para assisti-los de forma completa, levando dignidade, qualidade de vida e garantindo o cumprimento dos seus direitos, a Prefeitura de Cuiabá e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizam o 1º Fórum Comunitário ‘Município Aprovado Selo Unicef’, edição 2017/2020. O evento acontece durante a manhã desta sexta-feira (15), das 7h30 às 12h30, com a mediadora Letícia de Arruda Monteiro, do Selo Unicef. 

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, a realização do fórum, aderido pelo município em 2017, é uma das etapas para se conquistar o Selo Unicef Município Aprovado e também um espaço de união e compartilhamento de informações, que auxiliam em todo o processo.

“Para que possamos prestar um serviço de qualidade e, realmente, promover a inclusão social, levando mais dignidade e qualidade de vida, neste caso, garantindo que os direitos das crianças e adolescente sejam cumpridos, precisamos nos unir. E ações como essa, que unificam várias entidades, promovendo a troca de informações, possibilita o desenvolvimento das políticas voltadas a este grupo e intensifica as ações, fazendo com que os serviços, não só cheguem, mas que atinjam os objetivos: a proteção das nossas crianças e adolescentes”, diz o secretário.

o secretário destaca ainda que o Selo é um reconhecimento internacional, que mostra ao mundo os investimentos do município para as políticas de desenvolvimento às crianças e adolescentes e também às suas famílias.  “É uma ação que proporciona ao município apresentar e difundir os investimentos e resultados alcançados nas ações voltadas às políticas públicas de melhorias de vida das crianças e adolescentes da Capital”, enfatizou Coelho.

O Fórum é aberto ao público e, nesta edição, a metodologia de avaliação do selo traz dois eixos centrais para a mesa de debate.  Eixo 1: ‘Impacto Social’, que permite conhecer mudanças na vida das crianças e adolescentes, pelo monitoramento de um conjunto de indicadores sociais e o Eixo 2:  ‘Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social’,  que propõe o cumprimento dos objetivos do Selo e a realização dos direitos de cada criança e adolescente de sobreviver e se desenvolver, aprender a se proteger – e ser protegido das doenças sexualmente transmissíveis, como a Adis -, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas, brincar, praticar esportes e divertir-se.

As informações coletadas servirão de subsídio para a elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, vinculando aos programas e ações já implementados no município. O fórum é o cumprimento da terceira etapa do guia metodológico do Selo Unicef desta edição, que prevê a realização de dois fóruns para que o município seja certificado com o selo.  De acordo com o cronograma, o segundo fórum deve acontecer em 2020.

 

Selo Unicef – Criado em 1999, com a experiência no Ceará, onde foram realizadas três edições estaduais, o Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Celpa, Celtins, Cemar e Coelce, e está articulado com o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e ao Adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia. Seu principal objetivo é melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

 

Atividades

07:30 – Recepção dos participantes: Acolhimento dos convidados, distribuição dos crachás e assinaturas da fichas de presença;

07:45 – Coffee Break – Apresentação cultural durante o coffee;

08:00 – Abertura do 1° fórum comunitário – Articulador abre o evento da boas-vindas;

08:15 – Apresentação da metodologia do Selo UNICEF;

08:30 – Apresentação do diagnóstico do Selo UNICEF no município;

10:00 – Grupos de trabalho (GT) Formação dos Grupos de Trabalho;

11:30 – Mercado de ideias: Debate dos grupos;

12:00 – Compartilhando Apresentação dos pontos de cada GT pelo (a) relator (a);

12:30 – Encerramento

 

 

Serviço

Assunto: Realização do 1º Fórum Comunitário voltado às políticas públicas para menores assistidos pela Assistência

Data: Sexta-feira (15)

Horário: Das 7h30 às 12h30

Local:  Auditório da Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão (Feics), situada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça n° 3.500, Bairro Bosque da Saúde.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Prefeitura realiza 1º Fórum Comunitário voltado às políticas públicas para menores assistidos pela Assistência
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COLUNISTA | DANNY BUENO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...
  • Sergio Moro - Futuro Ministro da Justiça
    Fiz com certo pesar, ...No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.

PERGUNTINHA DO MÊS:

A prefeitura enviou um projeto de adequação dos valores do IPTU dos imóveis do município e pede que os vereadores aprovem antes do final do ano para ser implementado o aumento já em 2019, você é foi informado sobre esse aumento? Se não, o que acha da forma como a prefeitura está pretendendo proceder com esta questão?

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

Nenhum Banner adicionado

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */