Análise dos Fatos - Danny Bueno Destaque Legislativo Mato Grosso Notícias do Estado Política em Foco Últimas

COLUNA AF | Energisa de Alta Floresta deixa Câmara de vereadores e Procon com “Cara de tacho”

COLUNA ANÁLISE DOS FATOS | DANNY BUENO

“Os assuntos mais polêmicos do momento você primeiro aqui”

 

“Assalto Energético”

Os representantes da empresa de eletrificação estadual Energisa, em Alta Floresta, que haviam sido convocados, na segunda feira da semana passada (11/06 – às 09:00hs), por meio de um ofício “convidando” a empresa a comparecer na Casa de Leis do município, prestar esclarecimentos quanto aos aumentos expressivos nas contas de energia de centenas de munícipes que recorreram ao parlamento mirim todos os dias, porém em tom de puro desdém, a empresa não compareceu,  nem se deram ao trabalho de justificar a ausência e deixou o presentes, entre eles os 13 vereadores, a imprensa e o coordenador do Procon Celso Ferreira dos Santos, e da advogada Érica Iocca, literalmente com “cara de tacho”.

Vereadores esperaram por mais de 20 minutos sem que houvesse ao menos um telefonema justificando o não comparecimento da empresa.

 

Para o vereador Demilson da “Brilho Jóias” (PSDB), que foi o primeiro a cogitar a necessidade de uma Audiência Pública para que toda sociedade possa participar e ouvir dos representantes da empresa as justificativas pelos aumentos constantes e excessivos, “a empresa promove com esta desfeita um verdadeiro ato de deboche contra a autonomia e o poder constituído da Câmara de vereadores em buscar a manutenção dos problemas sociais”.

Outro vereador que encabeça a lista dos que querem obter satisfações da Energisa é o vereador Luis Carlos Queiróz (MDB), que lembrou que durante a reunião administrativa foram apresentadas várias situações comprovando o aumento descompensado da energia que está lesando muitos consumidores. “Ficou comprovado através do Procon que a nossa população está sendo lesada com o auto preço da energia elétrica, estamos pagando energia mais cara e de forma irregular, então, queremos providencias o mais rápido possível”

Já os membros do Procon que também ficaram a “ver navios” com a desrespeitosa ausência de representantes da empresa, e nada mais puderam fazer além de relatar aos vereadores que a empresa tem sido constantemente multada, por meio de condenações judiciais, em valores de até 20 mil reais, que ao que parece são insignificantes para os cofres da mesma, já que nenhuma providência em prestar soluções aos aumentos abusivos generalizado são tomadas por parte da Energisa.

Enquanto isso, novos casos de aumentos são registrados diariamente no balção de reclamações da entidade oficial de defesa dos direitos do consumidor, no município de Alta Floresta.

O Procon informou na reunião que o órgão tem vinha recebendo em média 15 reclamações por mês, muito pouco em relação à demanda expressiva que surgiu desde a última semana. A representante do Procon informou que 80% dos casos a empresa de energia resolve o problema corrigindo o valor da fatura, mas, só se houver reclamação.

Um grupo de vereadores já se organizou garantiu que, após essa desfeita, dará início a uma campanha pública para exigir da empresa que venha a público esclarecer os constantes aumentos e a forma de tratamento que beira ao descaso com que os consumidores que decidem reclamar são tratados pelo setor de reclamações da empresa.

E pelo jeito os vereadores estão cobertos de razão, pois se, trataram os representantes do povo dessa forma, imaginem como não devem estar tratando o próprio povo.

PS. (Até o encerramento desta coluna, a empresa não prestou qualquer satisfação à Câmara de vereadores ou ao Procon de Alta Floresta).

LEIA TAMBÉM:

Câmara Municipal quer esclarecimentos da Energisa sobre aumento abusivo nas faturas

 

Casal “Chumbo Grosso”

Um casal de PMs do interior do Estado de MT, não vou citar nomes para evitar represálias, pois alguns PMs do Estado acham que imprensa tem que publicar só o que eles querem que publiquem, ou seja, quando fazem tudo certinho pode publicar, mas quando aprontam querem censurar por meio de ameaças e intimidações.

Pois bem, o dito casal de policiais acabou resolvendo suas indiferenças literalmente na bala, segundo nossas fontes, o marido que é PM após exagerar na cerveja partiu pra cima da esposa, também PM, com segundas intenções porém a mesma não estava a fim de conversa. Não satisfeito com as recusas da companheira, o PM tentou segurá-la a força dando início a um embate corporal, no meio do confronto o mesmo desferiu um violento soco na companheira, que apesar de ferida conseguiu alcançar a própria arma e disparar na perna do seu agressor, que foi hospitalizado, sem risco de morte.

O assunto está sendo tratado pela corregedoria, na delegacia e houve a configuração de lesão corporal em violência doméstica e será investigado pela Polícia Civil, porém, o agressor deverá responder também pelo atentado em instâncias militares ainda.

A esposa PM teve sua arma apreendida para exames de balística e deverá responder em liberdade sem prejuízo na função que exerce, mesmo por que está protegida pelo instituto da “Lei Maria da Penha” que prevê a preservação de sua integridade em casos de agressões violentas, bem como o ato da legítima defesa em si, independente do fato de ser PM.

 

“Dedos leves” disfarçado de motorista

Uma ocorrência atípica, dada a natureza do ambiente em que o fato ocorreu, foi registrada na Delegacia de Polícia, com a acusação de “furto”, segundo as vítimas, o suspeito que é motorista de uma equipe de filmagem de uma super produção que está acontecendo no município e, está hospedado em um hotel de luxo da cidade, teria praticado o furto de uma carteira de documentos do proprietário do hotel em que está.

Após o sumiço da carteira, que aconteceu a tarde, a discussão e trocas de acusações acabaram parando na DP e foi até altas horas da madrugada.

Segundo as nossas fontes, o circuíto interno de câmeras do hotel registrou o momento que o suspeito se aproxima da carteira de documentos e, de costas, subtraiu os pertences da vítima.

Apesar das imagens, após ser constatada a ação do suspeito, a carteira não tinha sido encontrada até o desfecho do B.O. na carteira havia a quantia de mil reais e os documentos da vítima.

 

Som Abafado e sem qualidade

Já havíamos reclamado em outra ocasião aqui pela coluna, mas, não custa nada relembrar pra ajudar os vereadores, ou a mesa diretora, na pessoa do presidente da casa, que é responsável pela boa conservação e reformas no prédio do parlamento municipal, que apesar de ter sido recentemente reformado em sua parte externa, banheiros e portas de acessos, não se lembraram de reinvestir na qualificação sonora do plenário da casa, que há tempos pede um projeto de sonorização descente.

Para quem entra na casa pela primeira vez, ou mesmo para aqueles que já estão com os ouvidos acostumados ao som mal regulado, distorcido e abafado do plenário torna-se um verdadeiro dilema conseguir entender e distinguir quais são as palavras pronunciadas pelos edis.

Sem contar aqueles que mal consegue se projetar ao microfone com um discurso alto e de boa dicção, ai sim a situação fica mais sofrível que pregação em praça pública, aliás, em comícios eleitorais, e esse ano tem eleições vocês podem confirmar o que estou falando, a classe política se preocupa mil vezes mais em investir em uma sonorização de qualidade para os palanques de comícios do que para o povo assistir as sessões das Câmaras, com certeza deve ser por que durante as eleições as mentiras e promessas precisam ser muito mais divulgada do que os pífios projetos apresentados durante o mandato.

Aliás, a própria imprensa tem que se desdobrar pra conseguir escutar o que está sendo falado na tribuna, pois o “cantinho da imprensa”, que fica aos fundos, próximo a porta de acesso, com uma mesa de madeira e cadeiras de peso medieval, fica totalmente sem condições de se auscultar qualquer frase, pois além das caixas de som emitirem um “som chocho”, ficam bem distantes dos repórteres e jornalistas, que na sua grande maioria preferem se espalhar pelas cadeiras da frente do plenário e tentar ouvir os discursos mais de perto pra garantir que não vão ser induzidos ao erro de escrever textos confusos.

 

Banheiros Decadentes

Falando em Câmara, ao fazer uso da palavra na semana passada, o presidente da Casa de Leis, Emerson Machado (MDB), resolveu tocar num assunto que realmente incomoda a todos munícipes e visitantes de nossa cidade, que é os banheiros da aeroporto municipal, segundo ele já faz algum tempo que ninguém toma providências em consertar ou mesmo reformas as instalações dos banheiros que recebem diariamente centenas de pessoas que por aqui passam em visita ou para buscar um ente querido. A fedentina as vezes chega a expulsar os usuários, que para vergonha alheia de nossa cidade, acaba por deixar a pior impressão possível para quem aqui chega a passeio ou a negócios para conhecer o município.

Além dos banheiros, o vereador presidente falou também do estado da malha viária do município que se encontra literalmente deteriorada, principalmente nas vias mais rápidas como as perimetrais e algumas avenidas principais. segundo ele: “São problemas pequenos que mancham o nome do município e do executivo que há mais de 7 meses prometeu arrumar mas, ficou só na promessa”, inclui-se aí também a questão dos banheiros do aeroporto.

 

Estudar demais pode causar miopia, mostra pesquisa

“Professora, sua aula está me deixando míope?” Pode parecer uma pergunta despropositada, mas há ciência por trás dela. Um novo estudo publicado no periódico British Medical Journal diz haver “fortes evidências” de que, quanto mais anos estudamos, maior será nossa necessidade de usar óculos. A crença de que estudar demais faz mal para os olhos é antiga, mas ninguém havia ainda provado isso. Afinal, não seria considerado algo ético submeter crianças a horas e mais horas de estudo em um lugar fechado só para ver o resultado e, assim, testar a teoria. Mas cientistas da Universidade de Bristol e de Cardiff, na Inglaterra, usaram um recurso para contornar esse problema: analizaram 68 mil pessoas e seu DNA.

Algumas pessoas têm genes que tornam mais provável que elas se tornem míopes, enquanto outras têm genes que as tornam predispostas a estudar por mais tempo. Os cientistas mostraram que estas últimas tinham mais chance de ficarem míopes, mas que os genes ligados à miopia não tornavam mais provável que uma pessoa estudasse por mais tempo. Os pesquisadores apontam que, em média, cursar uma faculdade até o fim pode fazer com que a pessoa tenha um grau de miopia a mais em comparação com quem parou de estudar aos 16 anos. Isso é relativamente pouco, mas suficiente para que uma pessoa precise de óculos para dirigir, por exemplo. Em casos mais graves, a miopia pode elevar o risco de deslocamento de retina e degeneração macular, que gera uma piora gradual da visão. Em ambos os casos, há o risco de se ficar cego. Os pesquisadores destacam, ainda, que não sabemos o impacto que novas tecnologias, como smartphones e computadores, têm sobre nossa visão. O estudo foi realizado com pessoas que entraram em idade escolar há mais de 50 anos, então, os efeitos da vida moderna sobre o desenvolvimento dos olhos ainda são desconhecidos.

COLUNA ANÁLISE DOS FATOS | DANNY BUENO

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: